A exposição “Submundo”, do artista cambaraense Carlão Grafitti abriu suas portas na manhã de 13 de junho, no Museu de Arte e Cultura Popular da UENP. Carlos Henrique Floriano, mais conhecido como Carlão, é um artista plástico autodidata, e iniciou o trabalho com pintura em 2008, se especializando em técnicas de grafite no estilo Street Art e Cartoon. Atualmente, estuda Artes Visuais e trabalha como instrutor de Artes pelo projeto PROCUCA. Já ministrou oficina de grafite em Cambará no projeto Projovem. Realizou sua primeira exposição em grafite em 2020. Foi premiado no Salão de Artes de Jacarezinho em 2022 e tem obras em telas espalhadas por diversas cidades assim como o grafite.
Com a exposição “Submundo”, busca trazer à tona a singularidade de sua arte e de sua forma de dialogar com a realidade. Além das obras em tela, o artista traz para a exposição pinturas realizadas em paredes do espaço museológico. Mais de 50 obras assinadas pelo grafiteiro compõem a exposição que ele chama de “Submundo”. “Essa exposição tem como objetivo o debate, a apreciação e a inserção de temas cotidianos e sarcásticos, no estilo de grafite, levando o público a imaginar um mundo paralelo”, explica Carlão.
De acordo com o artista, a maioria das obras foram produzidas no período de pandemia. “Momento em que estava cada um no seu mundo, muitos sozinhos, esse foi o tema da exposição: onde está o seu mundo? Você vive seu mundo? Quais os personagens do seu mundo? Aliás você já viveu hoje? Estas são uma das formas de se produzir arte, buscando a originalidade e vivendo no Submundo”, conclui o artista.
A exposição ficará aberta até meados do mês de agosto, e a visitação é gratuita.