You are currently viewing VIII Mostra de Arte e Cultura Afro-Brasileira

VIII Mostra de Arte e Cultura Afro-Brasileira

“Candaces: mulheres negras na ciência, cultura e na vida” foi o tema da oitava edição da Mostra de Arte e Cultura Afro-brasileira. O evento ocorreu entre os dias 9 de novembro até o dia 9 de dezembro e movimentou o Norte do Paraná e cidades do sul do Estado de São Paulo.

A Mostra é organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em parceria com o Instituto Federal do Paraná – Campus de Jacarezinho, com as Prefeituras de Jacarezinho e Bandeirantes, por meio de seus respectivos Departamentos de Turismo e Cultura.

As ações foram realizadas nos três campi da Universidade, no Parque Universitário da UENP e na Escola Municipal Leda de Lima Canário, em Bandeirantes. A programação contou com a mesa-redonda “Literatura, Educação e as negras histórias para ninar nossa gente” com a artista Edna Aguiar e Profa. Dra. Amanda Crispim. Nas ocasiões, Edna Aguiar com sua personagem “Preta do Leite” brindou o público com uma sessão de contação de histórias. A Preta do Leite esteve também no Campus Luiz Meneghel e na Escola Municipal Leda de Lima Canário, em Bandeirantes. No Campus, a sessão contou com a participação dos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Cyríaco Russo.

No dia 21 de novembro, o IFPR – Campus de Jacarezinho realizou no Parque Universitário o Balaio Cultural. Foram realizadas oficinas de percussão carnavalesca, produção carnavalesca, uma oficina sobre o lugar da mulher no carnaval, visitas guiadas às exposições do Museu e exibição dos documentários “Se liga no Crespo” e “Návio Negreiro de Castro Alves”. Além das oficinas temáticas, os alunos aproveitaram para conhecer a modalidade Mountain Bike, ofertada no Parque.

Além do mais, a mostra realizou o I Festival Afro-Parque, no dia 26 de novembro, unindo vários elementos culturais afro-brasileiros no Parque Universitário para encerrar o evento reforçando a resistência do povo negro. No dia, ocorreu o Batismo de Capoeira Modelo Cidadania, com Mestre Valtinho, contação de histórias com Francislaine Carvalho, apresentação da Escola de Samba GRECES Acadêmicos Capiau, exposição fotográfica Re.volta, visitas guiadas ao Museu de Arte e Cultura Popular do Norte do Paraná, show da cantora Vanessa Machado e violonista Matheus Faria e venda de bolinhos da Tetê.

Também fez parte da VIII Mostra-Afro a exposição “Malungueiras”, da Artista Plástica Ivonete Alves, que esteve no Museu de Arte e Cultura Popular do Norte do Paraná até o dia 09 de dezembro.