You are currently viewing Exposição Malungueiras, de Ivonete Alves

Exposição Malungueiras, de Ivonete Alves

A exposição “Malungueiras”, conta com mais de 20 obras da artista plástica Ivonete Alves, que entrelaça a arte do Antigo Egito Negro à Arte Negra Contemporânea.

A artista é doutora, estudiosa da questão negra e se debruça sobre temas como Educação Popular Afrocentrada e Mulherismo Amefricano, utilizando da sua arte para demonstrar suas pesquisas profissionais e pessoais. Desenvolve esse trabalho em Presidente Prudente/SP, no espaço “Mocambo APNS Nzinga Afro-Brasil”, no qual recebe crianças, jovens e adultos de variadas escolaridades, que têm a oportunidade de conhecer o acervo da artista, bem como a organização do espaço e artefatos artísticos e culturais afro-brasileiros.

Segundo a artista, “(…) dentro do processo de resistência ancestral, renasce a arte negra como um instrumento de luta, pois, em suas mais diversas linguagens, se fundamenta em constituir identidades, acessar subjetividades e criar um cenário de acolhimento. Quando esta arte negra é produzida por mulheres negras e gestadas com olhar respeitoso da ancestralidade, o processo é tão importante quanto o resultado (…)“.

A exposição foi parte da VIII Mostra de Arte e Cultura Afro-Brasileira da Universidade Estadual do Norte do Paraná, e ficou em exibição no Museu de Arte e Cultura Popular do Norte do Paraná do dia 09 de novembro ao dia 12 de dezembro de 2022, recebendo visitas de diversas escolas da cidade e região, e integrando a programação do Balaio Cultural do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Jacarezinho.

Galeria do acervo de Ivonete Alves