BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
A chuva que mata

Em época de tempestades e ventos fortíssimos, em que a preocupação com o clima começou a tomar conta de todos, vale lembrar que no início de janeiro de 1981 Jacarezinho foi acometida por uma violenta tromba dágua que dominou o Ribeirão Ourinho fazendo-o transbordar e derrubando várias pontes, inclusive a da rua D. Fernando |Taddei. Como na época ainda não havia o contorno da estrada entre S. A. Platina e Ourinhos, o que obrigava os veículos a passar dentro da cidade, o tráfego foi então desviado para Cambará. Mas inúmeras casas foram atingidas, moradores perderam móveis e roupas, todavia o pior mesmo foi uma vítima fatal, arrastada pelas águas e cujo corpo somente foi encontrado a quilômetros de distância. Era a natureza já dando seu recado. O flagrante acima foi peito próximo à ponte que caíra.

28/12/2009 Publicada por Celso Antônio Rossi


Hoje moro em São Paulo, mas na epoco em 1981 tinha 13 anos e morava no jardim sao luiz, era guarda mirim e trabalhava no Foto Sakura, me lembra que a vitima ema senhora foi encontrada perto da estação ferroviaria.

30/12/2009 16:03 Marcos ferreira de Andrade marcos300367@yahoo.com.br

Dr. Celso: Acaba de cair os muros laterais da sede do Sindicato, a situação por aqui já é bastante caótioca.

30/12/2009 09:13 Paulo Cesar Possetti paulopossetti@terra.com.br

Dr. Celso, incrível, mas repete-se neste momento a tromba d'água que assolou nossa cidade em 1981. Aqui em meu local de trabalho (Sind. Trabs. Rurais de Jacarez) que faz fundos com o Ribeirão Ourinhos a água já chega no quintal de nossa sede inundando-o totalmente. Lembro-me que em 81 o muro de arrimo que ali existia caiu e nunca mais foi construido, pois se ali ele estivesse agora, cairia novamente. É muita água, fiquemos na torcida para que danos de maiores proporções não se repitam em nossa cidade.

30/12/2009 09:03 Paulo Cesar Possetti paulopossetti@terra.com.br
Resposta:
Pois é Paulo César. Acabei de passar pelos locais atingidos e a tragédia se repete quase 30 anos depois. Ao que consta uma mulher teria sido arrastada pelas águas. Culpa de quem? Da população que joga lixo e entulhos nos rios; e do Poder Público que não faz a dragagem de nossos rios. Lamentável e quem sofre geralmente é quem não contribui para isto. Muros caídos, móveis perdidos, enfim, quem paga esse prejuízo?...

Dr.Celso, como vai?Incrível se ler uma narrativa dessas a respeito de um fato que se deu há quase 30 anos.Parece mais atual do que nunca. E, além disso,nem se pode dizer que o ocorrido é típico de determinada localidade, pois que já se disseminou por todas as regiões do País. Este ano, mal chegou o verão e o povo já está sofrendo com as enchentes.Bem observado pelo senhor: "é a natureza dando seu recado".

29/12/2009 07:02 Eli elidemoraes@uol.com.br
Resposta:
É verdade Eli. Naquele mês de janeiro de 81 foram duas trombas dágua, num espaço de uma semana. Recordo que eu estava fora, em viagem de férias, e o noticiário da imprensa me assustou. O ribeirão Ourinho, que fora caudaloso, já naquela época tinha pouca água por isso impressionou mais ainda a todos.

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000