BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
Lembranças do Padre Hugo

A cidade de Jacarezinho foi abençoada com a vinda de muitos padres palotinos e dentre eles um ficou marcado para sempre nas mentes e nos corações dos fiéis católicos e também daqueles que não eram, trata-se do padre alemão mais querido e de alma brasileira que conviveu na comunidade religiosa do norte pioneiro, principalmente à frente da Catedral.
Padre Hugo Elsasser, em 22 de novembro de 1955 toma posse como vigário, a sua ordem religiosa, os palotinos assume novamente a catedral e ele permanece até o ano de 1973, quando em seu lugar assume o Pe. Humberto Geller.
Nesse período de pastoreio, além de mentor espiritual, era um verdadeiro guia, amigo, conselheiro, o seu carisma impregnava àqueles que o conheciam.
Essa foto, retrata uma curiosidade que pouca gente sabe, o Pe. Hugo com suas quatro irmãs, sendo três delas religiosas, como se vê, num momento de alegria e confraternização.
O Pe. Hugo faleceu com 78 anos em 22 de outubro de 1979 e foi sepultado em nossa cidade no jazigo dos padres palotinos.
“Por mim mesmo nada posso. Com Deus posso tudo. Por amor a Deus tudo quero fazer. A Deus toda honra!” (São Vicente Pallotti).
O seu nome está perpetuado através da Lei Municipal nº 749 de 9/11/81, onde se dá a denominação de Pe. Hugo Elsasser ao Centro Social Urbano “C.S.U”; também há uma rua com o seu nome na vila Leão e o Centro Catequético, localizado na rua Pe. Melo, defronte à Paróquia Sagrado Coração de Jesus, leva o seu nome.
(Acervo fotográfico: Ana Cândida da Silva, Ana do Themistocles; intermediação e texto de Vicente Estanislau Ribeiro, Vicentinho).



02/06/2009 Publicada por Celso Antônio Rossi


Ainda complementando um fato histórico, a Lei Municipal nº 453 de 1º de dezembro de 1966 diz: autoriza abertura de crédito especial e concede auxílio no valor de R$ 500.000 (quinhentos mil cruzeiros), destinado a complementação do pagtº dos relógios adquiridos e instalados na torre da catedral. E na súmula da lei, consta que: devendo a referida importância ser entregue ao Revmº Pe. Hugo Elsasser. Tal era a sua credibilidade, o seu caráter, a sua força e o respeito que ele tinha junto à comunidade.

10/06/2009 08:37 Vicente Estanislau Ribeiro ver_vicentinho@yahoo.com.br
Resposta:
E assim era o Pe. Hugo, respeitado por todos com uma honestidade inquestionável.

Padre Hugo foi queridíssimo também em Carlópolis. Hábil carpinteiro, foi responsável por terminar a torre da igreja matriz de Ribeirão Claro quando os demais artífices não conseguiram resolver o problema do peso da torre sobre a estrutura. Pessoa amável, piedoso, humilde e com grande carisma entre as pessoas simples com quem tinha afinidade por suas origem rural na Alemanha. Além disso dotado de grande senso de humor, compartilhado contudo com poucas pessoas. Um santo homem !

03/06/2009 23:17 Luiz Paulo Larcher luizpaulo.larcher@gmail.com

Com todo o respeito, Dr. Celso, que carinha mais gostosa tinha esse padre :-)

02/06/2009 20:16 Eli elidemoraes@uol.com.br http://saudadesampa.nafoto.net

Apesar de ter pouca idade à época, eu me lembro do enterro do Pe. Hugo. O esquife já havia chegado ao cemitério e ainda havia carros saindo da catedral. Se não me engano, a rádio Educadora transmitiu a missa de corpo presente e "flashes" do cortejo fúnebre, o que reforça o quanto era, de fato, querido o Pe. Hugo.

02/06/2009 16:12 Arnaldo Fortes Alcântara Filho alcantaraadv@uol.com.br

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000