BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
Uma casa de "pau-a-pique"

Esta é uma típica casa das muitas que existiram não só na zona rural do norte do Estado mas também nas próprias cidades.
Era a chamada construção de "pau-a-pique", em que as paredes eram feitas com ripas de madeira (taipa), recheadas com barro e cobertas com sapé.
Essas casas, que abrigavam famílias inteiras, acabavam por se constituir em foco da chamada doença de Chagas, transmitida por um inseto conhecido popularmente de "barbeiro".
Essa foto (acervo SUCAN, intermediação Vereador Vicentinho) foi feita na zona rural de Jacarezinho, Bairro Cachoeira, e data de 1973.
Hoje, as casas muito pobres já não são feitas mais assim, mas com plásticos e folhas de zinco que, embora ainda precárias, ao menos não se corre o risco de proliferar o temível "barbeiro", doença quase sempre mortal.

26/10/2006 Publicada por Celso Antônio Rossi


Matéria oportuna essa. Minha mãe, com mais de 80 anos, morou em casa de taipa nos anos 20. Apesar do mal de chagas, ela ainda vive graças ao Doutor Decour, uma das maiores autoridades do assunto, aqui em São Paulo. Muitos brasileiros não tiveram a mesma sorte. Até já mandei uma carta para o Presidente Lula pedindo para que acabe com esse tipo de moradia no Brasil. Nas regiões pobres do país, até no sudeste, ainda têm casas assim. Mestre Celso, seu blog sempre surpreende positivamente!!!

27/10/2006 09:21 jose antonio correia josecorreia@sabesp.com.br
Resposta:
Obrigado pelas suas palavras, José Antônio. E o testemunho a respeito de sua genitora é importante para confirmar o problema do chamado Mal de Chagas, mas também serve como orientação para aqueles que necessitam do tratamento da doença causada pelo "barbeiro" (Celso).

Amigo Celso, Parabéns pelo excelente trabalho histórico desenvolvido no blog.

26/10/2006 17:05 Aparecido Ferreira aparecid@sercomtel.com.br
Resposta:
Obrigado, Aparecido (Celso).

Dr. Celso, já estive no interior de uma casa dessas na década de 70. Na sua infância, minha mãe acabou sendo picada por um desses bichinhos, pois também morava na zona rural no noroeste de SP. Belo registro. Abraço.

26/10/2006 16:02 Eli elidemoraes@uol.com.br http://saudadesampa.nafoto.net
Resposta:
Eli: Também estive em várias dessas casa. Chão batido e uma pobreza que dava pena. Sem dúvida que essas "residências" foram as precursoras das atuais favelas (Celso).

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000