BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
Um incêndio interrompe o sonho de uma cidade.

Desde a criação do cinema, inicialmente mudo e depois sonoro, Jacarezinho esteve sempre bem próxima dos grandes centros, no que diz respeito às suas salas e à qualidade dos filmes. Houve até uma ocasião em que nesta cidade se deu a "avant première" (lançamento) a nível nacional de um filme ("Pão de Açucar", filmado em grande parte em Jacarezinho). O primeiro grande cinema foi o Éden, localizado defronte à praça Rui Barbosa e mais tarde transferido para outro prédio mais moderno e imponente, na Santos Dumont. Já apresentamos fotos desses dois edifícios, aqui, e narramos suas histórias. Mas em 1961 foi inaugurado o Cine Hotel Consórcio S.A. na rua paraná, em um grande edifício, projetado inicialmente para ser um moderno hotel e mais tarde transformado para apartamentos. Esse cinema recebeu o nome de Cine Consórcio, com sala moderníssima e constituindo-se em um dos maiores do Paraná, com aproximadamente 1.500 lugares. Era, com o Éden, o ponto de encontro da população, ainda quase que desconhecendo a televisão. Todavia, para amanhecer o dia 04 de junho de 1966, um curto circuito nas instalações resultou em um incêndio que destruiu o cinema (embora não atingisse nem os apartamentos e nem as lojas) causando uma profunda tristeza em todos. A foto (do acervo de Alexandre Alves) é de logo após o incêndio, sendo visível o estado de desolação do palco e das cadeiras da platéia. Mas a fibra do jacarezinhense se mostrou muito forte e menos de 15 meses depois o cinema foi reinaugurado, aí então já com o nome de Cine Iguaçu (por que Cine Iguaçu? Não se sabe uma vez que o Iguaçu nenhum vínculo tem com a geografia ou a história de Jacarezinho. Melhor seria ter mantido o nome com o qual até hoje ele é chamado: Cine Consórcio, ou simplesmente Consórcio). Em meados da década de 80 o cinema foi fechado, desta feita por falta de freqüentadores e assim permaneceu por vários anos até que no ano 2.000, com verba recebida do Governo Layme Lerner, ele foi restaurado e inaugurado pela 3ª vez, funcionando até hoje e sempre com lançamentos simultâneos com os grandes centros. Seu palco tem sido também muito utilizado para formaturas, peças teatrais e shows. É um dos grandes patrimônios de Jacarezinho e vendo-se a foto da tragédia e o palco nos dias atuais é possível acreditar na confiança e na força de vontade do jacarezinhense.

25/08/2005 Publicada por Celso Antônio Rossi


coitadinha... nao merecia o q passou... mas a vida continuou e aqui estamos... to aqui em foz mas nao esqueci de vcs. beijos.. najara bye bye

16/10/2005 21:29 najara najaragata@hotmail.com

O lanterninha citado pelo Alexandre era o temido JOÃO PERIGOSO. Nunca me esquecerei da noite em que o Belo soltou um urubu dentro do cinema, quando a turma gritava chooo para o condor da Condor Filmes. O JOÃO PERIGOSO na realidade só fazia tipo pois, fora do cinema, era gente muito boa.

04/10/2005 15:48 murilo camargo murcamargo@onda.com.br

Nunca vou me esquecer, quando meus nos chamaram( acoradaram), para falar que estava pegando fogo no cine Iguacu. Quanta tristeza!!!!!!!!

09/09/2005 00:36 Ana Silvia da Silva Diniz assdiniz@hotmail.com

Cine Iguaçu de seus matines e filmes do tarzan , das cadeiras dos antigos móveis Cimo aquele selo colado na cadeira, do lanterninha, das balas 7 belo, do puma como era chamado a parte de cima com cadeiras confortáveis., dos papeis jogados la de cima no pessoal em baixo e das mãos inseridas na frente do projetor. Que sempre conservem esta historia de jacarezinho, pois hoje cinemas somente existem na maioria em shopping.

04/09/2005 21:05 Alexandre Alves aa.brennerrose@onda.com.br

Ai Nilsão beleza ve se consegue umas do frigorifico e etc... abrs

29/08/2005 18:37 ALEX nilson@sincol.com.br

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000