XVII EnCena – Mostra de Teatro de Jacarezinho
A Mostra de Teatro EnCena de Jacarezinho está de volta com uma grade de 10 espetáculos e quatro oficinas após dois anos longe do público de Jacarezinho e região. O evento ocorrerá de 30 de agosto a 4 de setembro, no Conjunto Amadores de Teatro (CAT) e no Parque Universitário da Ciência, Cultura e Inovação da UENP. O EnCena é uma ação cultural gratuita realizada pela Prefeitura de Jacarezinho, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e pelo SESC.
Os ingressos para os espetáculos estão disponíveis na plataforma Sympla (sympla.com.br/encena), e as inscrições para as oficinas podem ser feitas pela página https://heylink.me/XVIIEnCena. A entrada é gratuita. O evento conta com parte dos ingressos destinados a alunos e servidores da UENP.
Horários da Programação
30 de agosto (terça)
- 20h30 - 18 anos
- Espetáculo "Olhos nos olhos" - Boca de Baco
- O projeto Boca de Baco 30 e Uns volta aos palcos com novo espetáculo, “Olhos nos Olhos”. O projeto “Boca de Baco 30 e Uns” traz as marcas do tempo presente: a pandemia do Coronavírus, a crise agônica pela qual passa o país e as transformações culturais e tecnológicas vividas no mundo. A bússola dessa travessia é a "memória viva" do grupo. Um mergulho nas emoções, valores e ideias que nos constituem, transformações por que todos passamos. Munidos dessa memória viva, o grupo vai para o palco, olho no olho de um país e um mundo em crise.
31 de agosto (quarta)
- 9hs - Classificação livre
- Africontos - Cia Mapinguary (SP)
- Local: Praça Rui Barbosa
- 13h30 às 15h30 - 8 a 10 anos
- Oficina - Palhaçaria para crianças
- Local: CAT
- 14h30 - Classificação Livre
- Festa no céu e outras alegriasMapinguary (SP) - Cia
- Local: Parque Universitário
- 20h30 - 12 anos
- Espetáculo "Meta For Mosa" - Grita Cia. de Palhaças
- Para sobreviver é preciso se transformar. A Meta For Mosa, esse estágio de mutação, acontece ao romper a casca e voar livremente até o momento fugaz do encontro. encontro do próprio ser, encontro com a outra e com seus imensos universos particulares. Assim, ao cruzar o caminhar de três palhaças, semelhantes em seus anseios e únicas em suas preciosidades e peculiaridades, acontece a Meta for Mosa. A carcaça que cai, a monstra que se rebela, a loucura neurótica, a lágrima que corre sem limites, o amor. Adelaide, Cora e Frida viveram intensas metamorfoses neste processo. E é assim, metamorfoseadas, ou metaformoseadas que convidam a plateia para viajar e percorrer mundos inteiros, descobrir liberdades e gerar mudanças.
01 de setembro (quinta)
- 20h30 - 12 anos
- Espetáculo “Réquiem para um Barbeiro” - Cia Os Palhaços de Rua
- O espetáculo Réquiem para um Barbeiro é inspirado nas obras “A Metamorfose” e “O Processo” de Franz Kafka, além do livro “Pedagogia da Autonomia” do educador e filósofo Paulo Freire, e em depoimentos pessoais de vivências do ator Adriano Gouvella. A peça traz para o palco a vida e os processos em que o personagem José é submetido injustamente, levantando indagações sobre o sistema judiciário brasileiro e provocando reflexões pertinentes às mazelas ao qual o cidadão comum sofre, nos instigando a uma reflexãoe crítica à feroz seriedade que a realidade atual nos impõe.
02 de setembro (sexta)
- 9hs às 12hs - 15 anos+
- Oficina - Preparação da atriz e do ator para a cena
- Local: CAT
- 15h30 - Classificação livre
- Vikings e o reino saqueado - Cia Os Palhaços de Rua
- Local: Praça Rui Barbosa
- 20h30 - 14 anos
- Espetáculo “Ladainhas de Zilá” - Grupo Paiol
- “Ladainhas de Zilá” retrata a vida de uma mulher simples, presente no interior de algum lugar desse mundo, que sofre as dores de ser roubada de sim mesma. Ela tem a voz e o corpo calados, por ser quem é, mulher. Senhoras das lágrimas e do silêncio, conta a sua história através de seus filhos, que a conheceram por suas ladainhas. Como essas orações cantadas de alta expressão trágica, sua vida parece causar profunda e inesquecível impressão nas almas de suas crias. Os herdeiros transformam-se num coro de rezadeiros e contadores de sua história.
03 de setembro (sábado)
- 13hs às 17hs - para alunos de artes dramáticas
- Oficina - Danças Negras
- Local: CAT
- 20h30 - Classificação livre
- Espetáculo “KARINGANA UA KARINGANA! Histórias de Áfricas” - Grupo Baquetá
- Contar uma história é encontrar as sementes e puxar da raiz a nossa própria história. Estas são chamadas de karinganas em Moçambique, um dos 55 países do continente africano, e divertem e ensinam adultos e crianças. Para que a história comece, o contador grita: “KaringanauaKaringana?” E quem ouve, responde: “Karingana!”. As karinganas, contadas em roda, são ricas em ritmos, danças, cores e ancestralidade. De onde vem nossas raízes? Composto por contos de origem africana e afro-brasileira, o espetáculo traça uma rota de identificação com nossas raízes negras, a contribuição para a construção do país e herança cultural. Temas como diáspora, autoestima, ancestralidade, circularidade, meio ambiente, espiritualidade, escravização da população negra, linguagem e diversidade são abordados por meio de técnicas de contação de histórias, danças de matrizes africanas, cantos e brincadeiras.
04 de setembro (domingo)
- 13hs às 17hs - para jovens e adultos
- Oficina de circo
- Local: CAT
- 20h30 - Classificação livre
- Espetáculo “Café com Arco” - Cia Beira Serra de Circo e Teatro
- Januário é apaixonado por Sá Marica desde a infância e finalmente decide se declarar. Desencorajado, pede ajuda do público para fazer uma serenata. Nesse encontro, entre uma prosa e outra, lembram de histórias da infância, cantam, festejam e celebram o prazer de estarem juntos.