BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
SÉRIE "OS GRANDES VULTOS" - JOSÉ BUENO GIZZI


14.01.1913 - 14.01.2013 - CENTENÁRIO DE JOSÉ BUENO GIZZI

Quando Jacarezinho ainda não havia completado 13 anos, nascia nesta cidade, aos 14 dias de janeiro de 1913, José Bueno Gizzi,filho de Júlio César de Figueiredo Gizzi e Amélia Bueno Gizzi, casados em 14 de outubro de 1911 em cerimônia oficiada pelo Juiz de Direito Dr. Arthur Heráclio Gomes, primeiro Juiz da Comarca. O pai, natural de Campos Novos do Paranapanema-SP, aqui chegado em fins do século XIX, acompanhando seu tio e padrinho Cel. Francisco de Paula Figueiredo. A mãe, natural de Santa Cruz do Rio Pardo-SP, veio em 1901 com 06 anos de idade, trazida por seu pai, José Fortunato Bueno, ferreiro de profissão e um dos fundadores da Loja Maçônica Aristides Lobo.

Seu nome foi lhe dado em homenagem ao avô, já que era o primeiro neto. Criado na Praça São Benedito, à Rua Costa Júnior, 350, junto com seus dois irmãos, Oswaldo e Raynor e estudou no Colégio Custódio Raposo, onde concluiu o Curso Complementar. Ainda na adolescência dirigiu um caminhão de propriedade de seu pai, depois trabalhou com o relojoeiro Fernando Botarelli e com o comerciante Oswaldo Alcântara, até ingressar na carreira bancária em 1939, tendo exercido essa profissão até sua aposentadoria.

Neste mesmo ano, em 15 de fevereiro, casou-se com Humbertina Souza Gizzi, também jacarezinhense e hoje residindo em Curitiba, filha de Joaquim Justino de Souza e Maria Thereza de Jesus, ambos vindos de Piraju-SP. Desta união nasceram os filhos Rosicler, Regina, Rosalvo, José Eugênio e Silvia. Um de seus orgulhos era ter conseguido formar os cinco, sendo duas pedagogas, dois engenheiros e uma advogada e bioquímica.

Esse jacarezinhense que tanto amou sua terra faleceu em 27 de setembro de 1997 e encontra-se sepultado no Cemitério Municipal em jazigo da família

ACERVO: ROSALVO GIZZI

============================================

Permitida a reprodução desde que mencionada a fonte e o endereço: jacarezinho.nafoto.net


AJUDE A PRESERVAR A MEMÓRIA DE JACAREZINHO, COLABORANDO COM ESTE FOTOBLOG. ENVIE FOTOS ANTIGAS PARA PUBLICAÇÃO AO SEGUINTE ENDEREÇO: celsorossi@uol.com.br


14/01/2013 Publicada por Celso Antônio Rossi


Nos anos 60, quando trabalhava nas Casas Pernambucanas, tive a felicidade em acompanhar um pouco da vida do Sr. José Gizzi, pessoa honesta e extremanente decente, na época Gerente do Banestado. Conheci também seus filhos, Rosalvo e a Regina, que namorou o filho do Sr. Leonides Machado, Durval, casou-se e hoje reside em nossa cidade, aposentado e trabalhou como DENTISTA em toda sua vida profissional, parabens as duas famílias Srs. José Bueno Gizzi e Leonides Machado. A residência do Sr. Gizzi ficava no próprio Banco Banestado em frente a residência do Sr. Leonides, "Casas Pernambucanas", muitas e muitas saudade !!!

19/01/2013 12:08 adalberto pereira adalbertojac@bol.com.br

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000