BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
QUANDO SE MORRIA POR AMOR...


Este assento de óbito encontra-se lavrado no Cartório de Registro Civil de Jacarezinho, sob nº 260, De 05 de julho de 1902. Para facilitar sua leitura, transcrevemos adiante seu teor, respeitada a grafia original:

"Aos cinco dias do mez de julho de mil novecentos e dous, n’esta Villa e Termo de Jacarezinho, Comarca de Boa Vista, Estado do Paraná, em meu cartorio, compareceo Manoel Casimiro de Oliveira Pinto e declarou perante as testemunhas no fim assignadas que hoje as quatros horas da tarde, falleceo na Fazenda do Ouro, proveniente de “paixonite aguda” Francisco Antonio de Oliveira, de 40 annos de edade, natural de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, casado com Maria Felícia do Carmo, filho legítimo de João Francisco e Maria Candida de Jesus, deixando dez filhos que são: José de Oliveira, de vinte e dous annos, solteiro, João de Oliveira, de dezenove annos, Luiz de Oliveira, de dezoito annos, Manoel de Oliveira, de dezesseis annos, Joaquim, de quatorze annos, Maria, de treze annos; Turíbio, de onze annos, Ovidio, de nove annos, Antonio, de oito annos, Nercio, de cinco annos, lavrador, cujo cadaver vae ser sepultado no cemiterio desta Villa amanha ao meio dia; declarou mais que deixou bens a inventariar. E para constar lavrei este termo que comigo assigna o declarante perante as testemunhas que attestam que o fallecido é o mesmo mencionnado neste assento por conhecimento proprio. Eu Otavio Meirelles Fortes, escrivão, o subscrevi.
Manoel Casimiro de Oliveira Pinto
Francisco Alves Pereira Junior
João Gonçalves Calheiros”

Este assento correu mundo pela curiosidade nele estampada que deu como "causa mortis", PAIXONITE AGUDA, escrita entre aspas no assento. Nos anos 80, no Programa Sílvio Santos, no quadro Cidade X Cidade de que Jacarezinho participou, apresentado como curiosidade local este documento sagrou-se vencedor.
Talvez que em nenhum outro lugar do mundo tenha sido registrada a morte de alguém por "paixonite aguda"...

REPRODUZIDO DO LIVRO "CENTENÁRIO DA COMARCA DE JACAREZINHO" DE AUTORIA DE CELSO ANTÔNIO ROSSI.

#########################

Expressamente proibida a reprodução sem mencionar a fonte e o endereço: jacarezinho.nafoto.net

AJUDE A PRESERVAR A MEMÓRIA DE JACAREZINHO, COLABORANDO COM ESTE FOTOBLOG. ENVIE FOTOS ANTIGAS PARA PUBLICAÇÃO AO SEGUINTE ENDEREÇO: celsorossi@uol.com.br


25/06/2011 Publicada por Celso Antônio Rossi


Muito além de curioso, Dr. Celso. Eu me lembro desse quadro do Cidade X Cidade e também dessa curiosidade vencedora. É peculiar, talvez dê ensejo a pilhérias, mas, antes de tudo, é bem romântica a cuasa mortis.

25/06/2011 23:36 Eli Mendes elimendessp@uol.com.br
Resposta:
Eli, e embora no Programa Sílvio Santos só entrem mulheres, como a caravana de Jacarezinho fora encabeçada pelo Colégio Cristo Rei, do qual era eu o Diretor e também como fora eu quem localizara a curiosidade, fui autorizado a assistir o programa nos fundos do auditório. Bons tempos...

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000