BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
O BRASÃO DE JACAREZINHO


Procurando auxiliar no resgate da história de Jacarezinho, tornando-a acessível a todos, trazemos agora um dos símbolos desta cidade, o "brasão" que se encontra no centro da Bandeira. Nas páginas anteriores trazemos outras imagens e textos importantes para a história desta cidade.
Reproduzimos abaixo o texto explicativo feito pela Enciclopédia Heráldica Municipalista sobre o brasão:

"O BRASÃO ao se analisar o texto da lei, viu-se que havia erros heráldicos, tanto na escrita como na representação iconográfica, também na indicação das cores do Brasão. Com isso o então Presidente da Câmara dos Vereadores, o Profº. Rodrigo Octávio Torres Pereira, entra em contato com o Sr. Arcinóe Antonio Peixoto de Faria, Diretor da Enciclopédia Heráldica Municipalista, onde pede sua vinda a Jacarezinho, para que com ele fizessem a regularização do Brasão e também, fosse feita a ilustração de nossas armas, e o desenho da Bandeira de Jacarezinho, dando-lhe todos os auxílios para tal. Com isso os desenhos e as justificativas na qual a Enciclopédia Heráldica Municipalista enviou, foi apreciado pela Câmara Municipal e aprovado. Quanto ao descritivo, está estampado num escudo flamengo-ibérico, colocado no alto uma coroa mural de oito torres, de argente. É posto em abismo um jacaré estilizado de sable, rompante e passante sobre uma das três faixas ondeadas de blau, posta em contra-chefe. A direita há um galho de café frutificado ao natural e a esquerda uma aste de cana, também ao natural, se cruzando nas pontas, onde sobrepõem um listal de goles contendo o mote latino "IBIT IN SEACULA". Quanto a simbologia, o escudo flamengo-ibérico, chamado indevidamente de escudo português, é utilizado para representar o Brasão de Armas de Jacarezinho, obedecendo uma tradição difundida em nosso país, dando ênfase a raça colonizadora formadora da nacionalidade brasileira. Já a coroa mural que compõe a parte de cima do escudo é o símbolo universal dos brasões de domínio que, sendo argente, de oito torres, onde apenas cinco delas aparecem no desenho, representando a cidade em Segunda Grandeza, então sede de Comarca. O metal argente estampado no escudo é símbolo Heráldico da paz, trabalho, prosperidade e da amizade, qualidades identificadas com o desenrolar da vida no município. Em Abismo, o coração do escudo, o jacaré estilizado em preto, com a pata dianteira levantada, demonstrando que caminha, vem a constituir no Brasão, posto que evoca o nome da cidade, Jacarezinho. A cor preta simboliza em heráldica a sabedoria, prudência, moderação e austeridade, predicados atribuídos aos poderes municipais exercendo mandato outorgado pelo povo. As três faixas ordenhadas em azul simbolizam os três principais rios do Município, o Jacarezinho, Paranapanema e Prata, e também representa a justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade, predicados que são atribuídos ao povo de Jacarezinho, em propósito de engrandecer a cidade, em cumprimento das leis emanada dos governantes. Nos desenhos exteriores onde destacam o galho de café e a aste de cana, produtos da terra dadivosa, fontes da economia municipal. No listal de goles, o vermelho, a cor que simboliza em heráldica o amor, a audácia, a coragem, a valentia, o mote latino em letras argentinas, prateadas, "IBIT IN SEACULA", significando PASSARÁ A POSTERIDADE, demonstrando os propósitos, da tradição do povo."

#########################

Expressamente proibida a reprodução sem mencionar a fonte e o endereço: jacarezinho.nafoto.net

AJUDE A PRESERVAR A MEMÓRIA DE JACAREZINHO, COLABORANDO COM ESTE FOTOBLOG. ENVIE FOTOS ANTIGAS PARA PUBLICAÇÃO AO SEGUINTE ENDEREÇO: celsorossi@uol.com.br



02/04/2011 Publicada por Celso Antônio Rossi


Gostaria que o hino de Jacarezinho e também esta descrição acima do Brasão de Jacarezinho fosse recitada em cada reunião da Camara Municipal e repetida pela Prefeita, ao minimo semanalmente. Isto serviria para eles lembrarem o compromisso com a cidade com a qual deveriam defender. Se eles conhecessem o passado e a historia desta cidade, muitos de seus marcos não estariam na situação atual.

04/04/2011 16:18 Guilherme Augusto gaps@email.com

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000