BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
SÉRIE "OS GRANDES VULTOS" - (LXIX) - EDGAR ALVES BARROSO


A cidade de Jacarezinho sempre atraiu gente de vários rincões, e quando aqui chega aos poucos vai se apaixonando pela cidade e com ela vai se identificando. Um deles nasceu em Anamã, Amazonas, no dia 28 de janeiro de 1928, seu nome de batismo Edgar Alves Barroso. Saiu aos 12 anos de casa, menino ainda e foi aventurar pelo mundo. Depois de morar em vários lugares, serviu o exército e nas suas andanças chegou ao Estado do Paraná, em Ribeirão Claro e logo em seguida veio residir aqui em Jacarezinho. Jovem, na faixa dos trinta anos, era ambulante, vendia quinquilharias nas ruas e praças (pente, perfume tabu, brilhantina, cartela de pedras para isqueiro, binga e etc.). Na seqüência se estabeleceu na rua Paraná, ao lado do clube Marajoara com a loja “Bazar do Ponto”, ali tinha de tudo, desde encordoamento de violão, discos de vinil, varas de pesca, perfumaria, produtos usados nas religiões afro-brasileiras e no carnaval o tão desejado e procurado lança perfume. Aos 40 anos de idade começou a estudar no supletivo e daí em diante, nunca mais parou. Tinha quatro cursos superiores: Educação Física, História, Ciências e Letras. Nos fundos da sua residência tinha a Academia Ninho das Serpentes, onde ministrava aulas de judô, era conhecido como “Barroso”, o Mestre.
Vaidoso como sempre, pintava o cabelo e o bigode. A sua paixão estava em três coisas: leitura, pesca e ouvir música.
Era casado com Sra. Maria Ester de Souza Barroso, também manauara e desse matrimônio o casal teve uma filha, Lígia de Souza Barroso. Ficando viúvo, contraiu novas núpcias com Rosana da Silva e o casal teve um filho, Felipe da Silva Barroso.
Na semana Santa de 2006 foi a tratamento de saúde em Blumenau, onde mora sua filha e lá não resistiu e veio a falecer aos 78 anos de idade, sendo sepultado nas terras catarinenses.
Este é mais um caso de amor de pessoas que aqui vieram e fizeram boa parte das obras e ações da história de suas vidas e consequentemente da cidade.
Acervo fotográfico: Felipe (seu filho); intermediação e texto de Vicente Estanislau Ribeiro, Vicentinho.

#########################

Expressamente proibida a reprodução sem mencionar a fonte e o endereço: jacarezinho.nafoto.net

AJUDE A PRESERVAR A MEMÓRIA DE JACAREZINHO, COLABORANDO COM ESTE FOTOBLOG. ENVIE FOTOS ANTIGAS PARA PUBLICAÇÃO AO SEGUINTE ENDEREÇO: celsorossi@uol.com.br

28/03/2011 Publicada por Celso Antônio Rossi


Edgar Alves Barroso... Está aí uma pessoa, por quem tenho profundo respeito e admiração. Treinei, nos anos 80, na academia Ninho das Serpentes, acima citada,com o também falecido e saudoso, Roberto Cardoso, que, por cessão do Edgar, ministrava aulas de Karate nesta academia. Sinto muitas saudades desse BOM tempo que conviví com esses Espíritos de Luz. Deixo aqui, minhas humildes considerações a essas duas grandes personalidades Jacarezinhenses, Edgar Alves Barroso e Roberto Cardoso.

07/08/2012 11:14 Fernando Milanezi milanezi71@yahoo.com.br

Olá Vicente, tudo bem? Professor Celso, como vai? O Barroso foi um grande amigo e uma pessoa extraordinária. Uma justa e merecida homenagem. Parabéns aos organizadores deste espetacular espaço cultural.

13/04/2011 20:06 José Robson da Silva jrsrobson@uol.com.br
Resposta:
Obrigado Robson, participe sempre.

Grande parte dos meus "bolachões" comprei na loja dele. Era um bom papo. Chamava a todos de "Mestre".

29/03/2011 19:08 José Aparecido Sanches zezinho_eletro@yahoo.com.br

Saudoso Edgar Barroso, em que todo dia ouvia musicas tocadas em sua Loja/Bazar do local de meu trabalho, na loja do Renatão do outro lado da praça. Até hoje tenho um disco de vinil dos Rolling Stones comprado do mesmo! É pegar e lembrar!

29/03/2011 15:31 adilson r s guimaraes adilson@companyseguros.com.br

Fico feliz em saber que pessoas adquiren seu carinho pela lembrança do povo jacarezinhence,nas quais pessoas que forão importante para o desenvolvimento da cidade ,fico grato ao senhor vicente estanislau ribeiro por lembrar do meu pai Edgard alves barroso,na qual foi um homem que venceu na vida dechou grandes amizades e saudades. obrigado

29/03/2011 14:50 felipe da silva barroso felipe-snak@hotmail.com

Eu também, como o Rogério, comprei muitos encordoamentos, palhetas, baquetas, enfim, os mais diversos acessórios musicais na loja do Edgar e também muitos discos de vinil. A sua loja era um barato, tinha de tudo um pouco e a gente ficava um bom tempo escolhendo alguma coisa e ouvindo as histórias dele. Sempre desejei saber para onde foi o Edgar? Agora eu sei. Grande Edgar, salve!

29/03/2011 10:08 Paulo Cesar Possetti paulopossetti@terra.com.br

Realmente Vicente, me lembro do bazar do Edgar e da variedade incrível que coisas que ali se encontrava. Comprei inúmeros encordoamentos de violão e guitarra. Dificilmente hoje se encontra em Jacarezinho comércio com tal variedade. Boa lembrança.

28/03/2011 23:12 Rogerio Antonio Lopes rogerioantoniolopes@bol.com.br www.segurancaecidadania.com

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000