BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
A PRAÇA SÃO BENEDITO NOS ANOS 20


Uma foto tirada do ângulo lateral há mais de 80 anos e não deixa de ser uma reliquia histórica. É a Igreja São Benedicto e sua Praça, e como se vê, não existe ainda o plantio das árvores e menos ainda, o seu tradicional parquinho, onde inúmeras crianças, que hoje adultas, puderam inocentemente brincar e se divertir em décadas diferentes. Nem as muretas (divisórias) tinham e que hoje circundam todo o espaço.
Não dá para distinguir o evento religioso, pode ser até um casamento, pois tem pessoas na escadaria da entrada principal da igreja e uma quantidade significativa do lado de fora aguardando.
(Acervo fotográfico: Dr. Luiz Leali; intermediação e texto de Vicente Estanislau Ribeiro, Vicentinho).

#########################

Expressamente proibida a reprodução sem mencionar a fonte e o endereço: jacarezinho.nafoto.net

AJUDE A PRESERVAR A MEMÓRIA DE JACAREZINHO, COLABORANDO COM ESTE FOTOBLOG. ENVIE FOTOS ANTIGAS PARA PUBLICAÇÃO AO SEGUINTE ENDEREÇO: celsorossi@uol.br


17/03/2011 Publicada por Celso Antônio Rossi


Dr Celso,sempre ouvi dizer que o primeiro casamento realizado nessa igreja foi de meus avós maternos: Candida Alcantara Fortes e Theophilo Ottoni de Figueiredo.Pena não termos os registros nem as fotos.Mas lembro com saudades dessa Igreja.

25/03/2011 00:18 sheyla shey_ll@hotmail.com jacarezinho com amor

linda foto Dr. Celso a pessoa a que se refere-se era o Rene Manfre, filho da dona Terezinha Manfre, que morava la ma quela casa que aparece bem ao fundo como dis o Vicentinho(( a vc um Grande abraço), Rene era sacristão sim e amado por todos. tinha suas irmãs Lucila, Maria antonmieta (Leleta que casaram-se com Luiz Alfredo Marque, Já falecildo, ela e filhos resinden em Curitiba no alto da 15 de novembro. lindas e belas fotos Dr.

18/03/2011 12:09 Paulo Rossito rossitopaulo@yahoo.com.br

Celso, Vicente, viverei essa existência e outras mais e não me esquecerei do "saquinho" de coleta de feltro, cor roxa, que ele passava, nunca soube o que tinha dentro que fazia o barulho para chamar a atensão dos fiéis. Acho que eram tampinhas de garrafa. Sempre o tive como uma espécie de "chefe" da igreja, ele abria as portas, tudo ali dentro passava por ele velas, castiçais, agua vinho, patena, enfim tudo recebia o trato dele, e eu ficava olhando o que ele fazia, quase um ritual! Doces dias de minha infância!!!!

18/03/2011 08:36 Milton Vizini mvizini@terra.com.br

Seu nome era RENE MANFRÉ

18/03/2011 08:10 Jrchesco jrchesco@uol.com.br
Resposta:
Isso mesmo, Chesco: Renê Manfrê.

Morei com a minha querida vozinha Benedicta por parte de mãe, na rua Dom Fernando Taddei, entre os bares do Nin e Garcia. E minha avó, católica fervorosa, íamos a missa na São Benedicto e lá me lembro bem, de um senhor alto, narigudo, de sobrenome Manfré (já falecido), que morava bem na direção onde aparece na foto um imóvel e um pedacinho de outro. Parece-me que ele era o sacristão.

17/03/2011 13:53 Vicente Estanislau Ribeiro ver_vicentinho@yahoo.com.br
Resposta:
Vicentinho, ele era o sacristão sim, função que desempenhava com muito zelo e amor. Era uma pessoa querida por todos.

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000