BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
SALA DE MATANÇA E DESOSSA DE EQUINOS


Esta foto do final da década de sessenta, registra um momento histórico da indústria jacarezinhense. Trata-se do Frigorífico Avante S/A, com matriz em Araguari, MG e com filial em nossa cidade. O setor fotografado é a matança e desossa de animais equinos (cavalos, éguas, mulas, burros e jumentos), cuja produção era exclusivamente para exportação aos países: asiático (Japão) e europeu (Espanha). O abate diário era de 150 cabeças.
Aparecem na foto da esquerda para a direita: Orberto, encarregado do setor de miúdos e o gerente geral Sr. Elyseu Zavataro, hoje conceituado e respeitado advogado. Como se vê na foto, uma carcaça equina exposta sobre a mesa, sendo desossada. Foi sem dúvida um marco na história de Jacarezinho, pois absorvia mão de obra especializada em seu quadro de funcionários. Na sequência houve também abate de porcos e bovinos. Hoje infelizmente se encontra desativado, porém aguardando o início para funcionar novamente.
Acervo fotográfico: Dr. Elyseu Zavataro; intermediação e texto de Vicente Estanislau Ribeiro (Vicentinho).

#########################

Expressamente proibida a reprodução sem mencionar a fonte e o endereço: jacarezinho.nafoto.net

AJUDE A PRESERVAR A MEMÓRIA DE JACAREZINHO, COLABORANDO COM ESTE FOTOBLOG. ENVIE FOTOS ANTIGAS PARA PUBLICAÇÃO AO SEGUINTE ENDEREÇO: celsorossi@uol.br

15/03/2011 Publicada por Celso Antônio Rossi


Dr.Celso, tão estranho para a nossa cultura gastronômica, não? Bem, basta vir uma hecatombe, que nossos estômagos logo mudam de ideia.

16/03/2011 09:46 Eli Mendes elidemoraes@uol.com.br
Resposta:
Tem razão Eli. O interessante é que tudo que se abatia de equinos era exportado e ainda era insuficiente.

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000