BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA PRES. MUNHOZ


HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A inauguração da estação de Presidente Munhoz é citada em 01/07/1925, embora haja fontes que dêem a data de 12/06/1924. Seu nome homenageia o Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Presidente do Estado do Paraná de 1920 a 1928. "Saindo de Ourinhos em direção ao Paraná, tomamos a rodovia BR-369, com destino a Cambará, no Paraná. Já lá, seguindo as instruções do Sr. Rorato, rodamos por cerca de 4 km após deixar o viaduto de interligação com a rodovia PR092, e chegamos à uma estrada de terra à esquerda do asfalto, com uma posteação telefônica que segue por ela. Tomamos a estrada de terra e dirigimos por mais 3 km, aproximando-nos da linha férrea. Logo deparamo-nos com a estação de Presidente Munhoz, abandonada naquela solidão. Portas e janelas escancaradas, piso de madeira arrancado em partes, mas ainda de pé. Parece que serve de abrigo para pescadores que se aventuram pela região, além dos mendigos de sempre. Há uma placa com os dizeres "Fazenda União", como que para impedir o uso da mesma" (Douglas Razaboni, explicando o trajeto para achar a estação, em 27/07/2002).

LEGENDA DA FOTO:
A estação de Presidente Munhoz, provavelmente anos 30. Foto do acervo de José Carlos Neves Lopes, enviada por Antonio Rapette.

OBS. - Tanto o histórico como a legenda foram extraídos do site www.estaçoesferroviarias.com.br

Expressamente proibida a reprodução sem mencionar a fonte e o endereço: jacarezinho.nafoto.net


AJUDE A PRESERVAR A MEMÓRIA DE JACAREZINHO, COLABORANDO COM ESTE FOTOBLOG. ENVIE FOTOS ANTIGAS PARA PUBLICAÇÃO AO SEGUINTE ENDEREÇO: celsorossi@uol.com.br ou: Caixa Postal, 78, Jacarezinho/PR, 86400-000


06/08/2010 Publicada por Celso Antônio Rossi


Dr. Celso, que lindas e singelas eram as estações de trem de antigamente! Ainda hoje, algumas pequenas cidades do interior as conservam, embora sejam utilizadas para outros fins. Sempre que passo por uma delas, não deixo de fixar o olhar, imaginando quantas histórias de encontros e despedidas têm a contar, os longos vestidos se arrastando, os chapéus e lenços abanando. Saudade do que não vi.Abraço.

08/08/2010 04:01 Eli elidemoraes@uol.com.br
Resposta:
Eli, embora o espírito destruidor impere hoje, o Paraná ainda possui algumas estações preservadas. São realmente belas e singelas.

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000