BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
Jacarezinho vista de avião

Esta foto possivelmente é da década de 50, uma vez que nem mesmo a lateral do prédio novo do Colégio Imaculada Conceição (do lado da rua Padre Mello) se encontrava concluída (mais à direita na foto). No centro o Colégio Rui Barbosa e aos fundos o então já populoso bairro da Vila São pedro. (Acervo, Família Tanabe, intermedição Vicente Estanislau Ribeiro, Vicentinho).

21/01/2010 Publicada por Celso Antônio Rossi


Essa foto é do final da decada de setenta, pois da pra ver o FNM azul do meu pai(João Filadelfo) na frente de casa.

14/11/2010 23:07 Adriano ad_m_santos@yahoo.com.br

Celso, com certeza, estamos diante de uma foto dos idos do início do anos setenta, digo com segurança, porque por um ano circulei, diariamente, da vila rondon (rua xingu) até onde é a Faculdade de Filosovia, para onde foi transferida a escola quando saiu do Cristo Rei. Me recordo que essa parte do Imaculada Conceição não tinha nem reboco nas paredes, isso no ano de 1974, isso está vivo na memória por dois motivos: ano em que meu pai faleceu; e pela deliciosa lembrança de que uma interna do colegio, de nome Noêmia, fazia-me acelerar o coração, no verdor dos meus 14 anos, quando por ali passava, quer por volta do de 12:30, quer por volta de 17:30, eram momentos rápidos, mas vividos com intensidade para um menino no alvorecer da adolescência!! São essas, e outras, as melhores lembranças que tenho do meu, do nosso, JACAREZINHO!! Permitir-me tal revelação, é antes e sobretudo, um privilégio!!! Obrigado!!!

27/01/2010 23:05 Milton Vizini mvizini@terra.com.br
Resposta:
Olá Milton. Os anos da adolescência, principalmente de outros tempos, parece que deixaram em cada um de nós um sabor inesquecível. Parabéns pela confissão de um jovem da época talvez do seu primeiro amor.

Prezado Dr. Celso, para sedimentar as palavras do Chesco, deveríamos analisar alguns pontos: muitas ruas já asfaltadas; veja a nova sede do Templo Evangélico na esquina da Av. Manuel Ribas com a Rua Henrique Setti; frondosas árvores da mesma Av. Manuel Ribas já não aparecem; na Rua Padre Mello, o prédio do Professor Thomaz Aimone, concluído e com pintura branca; o sobrado da Dona Benedita “Foeira” Nucini pronto; o Unidos Clube está bem maior que a construção inicial, alias mostra a terceira fase de construção; a parte em construção do Colégio Imaculada, só foi concluída nos anos 70, quando alugou alguns apartamentos daquela expansão; e finalmente a casa ao lado da Quitanda da Dona Nina e do Mané - meus queridos, Mãezona e Mano - já aparecem os muros brancos, construídos no final da década de 60, quando lá residimos. Com certeza nossos anos dourados, não que nossos netos não tornem os nossos atuais anos, em dourados, prateados... Mas tem hora que bate uma saudade danada de JACAREZINHO.

21/01/2010 22:47 Walter Dias wdsaid@terra.com.br
Resposta:
Excelentes suas observações Walter.

Dr.Celso, acho que a foto não é da década de 50, pois ao fundo em 1964 não existia aquele loteamento no pé do morro do Cruzeiro e também note que a Igreja reformada na esquina da Facudade de Direito já estava concluida, portanto possivelmente deve ser final de 60 e ínicio da década de 70. Outro detalhe, ao fundo do Asilo parece-me que é a Igreja da Vila São Pedro.

21/01/2010 12:37 JRoberto jrchesco@uol.com.br
Resposta:
É possível, Chesco. A referência da data foi em razão do prédio do Imaculada que na década de 60 já estava com suas paredes externas devidamente rebocadas embora ainda não pintadas. E aqui ela se encontrava ainda sem o reboco.

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000