BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
A Capela do antigo Imaculada

Esta foto, datada de menos de 10 anos, retrata a capela do antigo Colégio Imaculada Conceição. Situada no alto da rua Paraná, de frente para a rua Dr. João Cândido Fortes, esta Capela é uma das últimas edificações históricas que Jacarezinho possui dos anos 30. Embora o Colégio tenha se transferido para outro local, a Capela resiste ao tempo, apesar de obras no seu interior que a descaracterizaram bastante. Todavia a fachada é a mesma de quando se deu sua inauguração.

18/07/2009 Publicada por Celso Antônio Rossi


O ant. Col. Im. Conceição tb é chamado d Lar São Vicente de Paulo, como figura até hj no portão q dá acesso à capela, pela r. dr. João Cândido Fortes. O corpo do 1º bispo da Dioc. d Jac., d. Fernando Taddei, CM, esteve sepultado na nave lateral direita desta capela, até 1990, qdo solenemente transladado p/ a cripta da Catedral diocesana. À época, chamou à atenção o estado d conservação do seu corpo, embora isso tenha se devido ao revestimento de zinco do caixão. O fato emocionou a todos e, por alguns minutos, fez até pensar se não se tratava d uma incorruptibilidade. A ele se deve a vinda da Congregação das Filhas da Caridade (antes/1930) e da Congr. dos Padres Palotinos (1930) à Dioc. A estes confiou várias paróquias e a condição da construção e direção d um colégio p/ meninos em Jac. (=Cristo Rei: início construção mai/34; início aulas mar/35) e àquelas, em prédio q adquirira p/ este fim, abrissem um colégio p/ meninas; as mesmas Irmãs tomaram sobre si os trab. na S. Casa d M. d Jac.

14/04/2010 14:07 Sérgio Eduardo Possetti possettisergio@ig.com.br possettisergio@ig.com.br
Resposta:
Sérgio, o Lar São Vicente era um anexo do Imaculada, sendo duas instituições distintas.

O túmulo, em tampa raza, em que dom Fernando Taddei, CM, jazia na Capela do Colégio ou do Lar São Vicente de Paulo, até 1990, quando do translado, havia sido mandado fazer por ele próprio ainda em vida. (Cf. Jubileu de Ouro da Diocese de Jacarezinho: 1926-1976, p. 12, 2. col.). Em 1990, seu corpo foi transladado para a cripta da Catedral, em cerimônia presidida por Dom Conrado Walter, SAC, então bispo titular da Diocese, para que pudesse ficar mais próximo à visitação do povo e por causa dos problemas estruturais com que a capela se encontrava na ocasião. Houve grande participação do povo: leigos, sacerdotes, religiosos, seminaristas seguiram em procissão, ao som de cânticos e orações, subindo pela rua dr. João Cândido Fortes e descendo a av. Getúlio Vargas até a Catedral, onde se realizou a celebração eucarística e bênção dos restos mortais de dom Fernando Taddei, logo a seguir, ali sepultado, onde se encontra desde então. A cripta localiza-se no piso inferior à capela do Santíssimo.

06/04/2010 18:14 Sérgio Eduardo Possetti possettisergio@ig.com.br possettisergio@ig.com.br
Resposta:
Sérgio, eu me encontrava va capela do Imaculada quando foi retirado seu caixão, revestido por zinco. Seu corpo estava praticamente intacto, pela vedação do zinco. Em minutos transformou-se em pó. Mas foi emocionante ver nosso 1º bispo mesmo que por alguns segundos.

O filho da Congreg. da Missão, tornado por graça d Deus, o 1º bispo da Diocese d Jacarezinho, "chamou à sua Diocese ainda outras Congregações de Irmãs": no ano de s/ morte, havia casas de Irmãs em oito paróquias. "[...] como Bispo modelar e zeloso, procurava prover otimamente as paróquias, trabalhando pela educação com entusiasmo, visando a instrução cristã da mocidade." Era, sem dúvida, um grande sábio, hajam vistas as s/ brilhantes cartas pastorais, q mereceram elogios gerais. "Vivia sua vida cheia de virtudes, na humildade e na pobreza, avançando em idade, sofrendo de diabete, vários anos". "[...] confortado pelos santos sacramentos, assistido por vinte sacerdotes e muitas Irmãs, adormeceu no Senhor, no dia 9 de janeiro de 1940. [...] Assim desapareceu do cenário deste mundo, o grande bispo e homem de Deus, Dom Fernando Taddei, que tanto trabalhou por sua querida Diocese, a qual consagrou 13 anos de preciosa existência". (Jubileu de Ouro da Diocese de Jacarezinho: 1926-1976, p. 12).

06/04/2010 17:24 Sérgio Eduardo Possetti possettisergio@ig.com.br possettisergio@ig.com.br

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000