BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
Por trás do balcão da loja

Esta foto tem vários detalhes importantes. Um deles é o que invoca o nome de uma empresa tradicional que durante muitos anos esteve em atividades nesta cidade, a "Viúva João Piazza Ltda" e que hoje tem como sucessora Cesmacol Ltda. Outra curiosidade é que nela se vê o balcão que tradicionalmente separava os consumidores dos empregados das empresas, então chamados de "balconistas" (neste caso, o balconista é Francisco Sanches). E também a balança utilizada para pesar produtos diversos e que ficava sobre o balcão, assentada sobre uma pedra de granito. Por fim, nos fundos é interessante também observar as caixas tendo afixado à frente de cada uma o produto que se encontrava dentro dela. A foto é de 1972 e nos remete aos tempos românticos do comércio jacarezinhense. (Acervo: José Aparecido Sanches).

01/07/2008 Publicada por Celso Antônio Rossi


As balanças Filizola eram as mais conhecidas.Porém esta é Dayton praticamente idêntica à primeira.

03/07/2008 19:04 José Aparecido Sanches zezinho_eletro@yahoo.com.br

Uma coisa que se chamava atenção da época, era o rolo de barbante pendurado no teto dos estabelecimentos comerciais para facilitar o empacotamento, o jornal e a pedra sobre o jornal para não voar... lembro-me do Abu-Jamra que era desta forma,inclusive nesta foto está representado os mesmos. A Balança pesava-se os pregos(cartuchão). abrs Alexandre

02/07/2008 13:56 ALEXANDRE ALVES alex@dominiofomento.com.br
Resposta:
Muito boa sua observação, Alexandre, pois pode dar a impressão que o balconista está fazendo a leitura do jornal mas na verdade ele está pronto para servir de embalagem do pacote. Gostei também da lembrança dos rolos de barbante, de que nem me lembrava mais, mas que também sempre existiram.

Dá saudade dessas balanças Filizola, assim como daqueles baleiros recheados de balas Juquinha e Soft.A Filizola começou numa pequena oficina na rua da Consolação, em 1886.

02/07/2008 09:06 Eli elidemoraes@uol.com.br
Resposta:
Olá, Eli. Não sabia da origem da fábrica de balanças Filizola, que tanta importância tiveram no comércio brasileiro.

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000