BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
A campanha de 1946, em Jacarezinho, para eleição do Presidente do Brasil - (X) - A faixa convidando os eleitores para a churrascada

Esta é uma imagem que há muitos anos não se vê no Brasil: no dia da eleição uma faixa afixada em rua central da cidade convida os eleitores para uma churrascada gratuita, neste caso patrocinada pela campanha do General Eurico Gaspar Dutra à Presidência da República. Na época as cédulas não eram fornecidas pela Justiça Eleitoral e cada candidato imprimia as suas e as distribuía para aqueles que iriam votar. As cédulas eram colocadas dentro de um envelope (também fornecido pelos partidos políticos) e os eleitores eram conduzidos pelos líderes políticos para um local onde participavam de um churrasco e ali recebiam a cédula com o envelope. Permaneciam ali o tempo todo e esses locais eram denominados de "curral eleitoral" uma vez que só saíam dali acompanhados de um cabo eleitoral que os levava até a seção em que cada um votaria, já com a cédula no bolso. Era impossível algum estranho se aproximar do eleitor. Depois de ter votado ele era trazido de volta ao "curral" e ali permanecia livremente comendo o churrasco e tomando bebida até o final do dia. Por essas razões os votos assim depositados nas urnas eram denominados "de cabresto". É um capítulo curioso da história eleitoral do Brasil. Nesta imagem, com a ostensiva faixa anunciando o churrasco certamente no terreno que se vê à direita cercada por um muro, os eleitores vão se aproximando. A casa da esquina que se vê nesta foto é a antiga residência da Família de Estanislau Cretti, com as portas de comércio à sua frente. O local é a esquina da rua Costa Júnior com a Coronel Baptista. (Esta foto pertence ao acervo de Benedito Moreira e nos foi cedida por sua filha Sandra Moreira Souza).

27/05/2008 Publicada por Celso Antônio Rossi


As fotos da campanha para Presidente em 1946, são lindas e marca a politica da época. Tive a felicidade de acompanhar meu querido pai Sr. Renato Pereira, em alguns churrasco, lembro bem do local que hoje é o antigo prédio do IBC, hoje Receita Federal, com muitas árvores, alegria e muitos tapinhas nas costa, tudo até encerrar as votações. Muito interessante também, era que pela movimentação no churrasco, poderia avaliar os vencedores. Tenho muita saudade, pricipalmente da companhia de meu pai. adalberto pereira -

30/05/2008 00:36 adalberto pereira adalbertojac@bol.com.br

Dr.Celso, sem dúvida que essa é uma página muito curiosa da história eleitoral do Brasil. Procedimentos que hoje são legalmente condenáveis, como o transporte de eleitores, a boca-de-urna, a abordagem e a propaganda ostensiva, mesmo um quase inocente churrasco (que hoje poderia ser interpretado como compra de votos), possuíam em seu contexto um charme que, infelizmente, não devemos esperar que retorne.

29/05/2008 18:05 ELI elidemoraes@uol.com.br http://saudadesampa.nafoto.net
Resposta:
Era, Eli, uma verdadeira festa. Se por um lado a compra de votos era uma constante e quem tinha mais dinheiro conquistava mais, por outro lado era uma verdadeira confraternização da população. Só quem freq6uentou um desses currais eleitorais (e eu fui em muitos quando criança) pode atestar a alegria que ali havia.

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000