BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
O coreto da praça Rui Barbosa

A praça Rui Barbosa tem muitas histórias. Ela surgiu quando, à época em que era bispo da Diocese de Jacarezinho D. Fernando Taddei, decidiu ele de construir uma Catedral, o que realmente iniciou na década de 30 onde hoje se localiza o antigo Moinho Setti (defronte à Santa Casa). Essa sua idéia, que de certa forma dividiu os padres da diocese que achavam que a Catedral ficaria localizada muito longe do centro da cidade, tinha como finalidade erguer um monumento de acordo com a Diocese pois a antiga igreja que ficava na hoje praça Rui Barbosa era muito pequena. Daí foi que o bispo vendeu todo o terreno para a Prefeitura Municipal que ali começou a desenvolver obras de implantação de uma praça que acabou por ser inaugurada em 1951. Dentre seus atrativos, além do chafariz e da fonte luminosa (hoje desativados) ali fica também o "marco zero" da cidade e este bonito coreto que se vê nesta página. Neste coreto muitas retretas foram realizadas, muitos discursos foram proferidos e muitas crianças brincaram. (Acervo: Prefeitura de Jacarezinho; intermedição do vereador Vicentinho).

###############################################
ACESSE TAMBÉM
jacarezinho.zip.net
E LEIA AS CRÔNICAS QUE FORAM TRANSMITIDAS PELAS
RÁDIOS DIFUSORA E EDUCADORA RURAL DE JACAREZINHO, NO
PROGRAMA DIÁRIO “A CRÔNICA DA CIDADE DE JACAREZINHO”
QUE ESCREVI E QUE FOI AO AR DIARIAMENTE A PARTIR DE 10
DE JULHO DE 1962 ATÉ O ANO DE 1982.

85 CRÔNICAS JÁ FORAM PUBLICADAS, COMPREENDENDO O
PERÍODO DE 10.07.62 ATÉ 29.10.62.

01/03/2008 Publicada por Celso Antônio Rossi


Celso.Concordo plenamento com os lamentos e frustações dos que comentam essa praça (Rui Barbosa). À guisa de alimentar um pouco mais a respeito dela,gostaria de dizer que o espaço,antes do início de construção da praça,era totalmente coberto de pedras (as chamadas pedras de ferro),muito usadas para a confecção dos paralelepípedos, usados no calçamento das ruas.O que importa, em verdade, que, ao quebrarem essas pedras, muitas lascas ou pedaços apresentavam cheiro de petróleo ou gasolina. Os mais antigos, creio eu, devem se lembrar desse fato. Pode conferir. Obrigado.Manoel

19/05/2008 22:08 Manoel Afonso dulcehelaide@pop.com.br
Resposta:
Manoel, das pedras eu me lembro bem pois morava com meus pais e irmãos na esquina da praça. Quanto ao cheiro de óleo, sempre ouvi dos antigos palavras a respeito mas nunca obtive uma confirmação precisa.

recordo com saudade da minha infançia bricando nessa praça, principalmente no coreto.nos domingos a noite aspaqueras quela rolavas,tenho boas lembraças da quela época.constantemente estou em jacarezinho passo sempre nesta praça e vejo o quanto ela perdeu nesses ultimos anos, está insfelismente abandonanda, mal cuidada, em alguns pontos com mal cheiro.uma das coisas bela da época era o chafariz, que pena que isto não existem mais.lamento ver a praça da minha infançia abadonada.gostaria de saber das autoridades locais que eles pença a respeito da nossa praça?

19/03/2008 14:48 antonio rosa,,,,,, baltazar. antoniorosa@onda.com.br site
Resposta:
Olá, Antõnio. Todos nós lamentamos quando alguma coisa que principalmente nos leva à infância se deteriora ou se perde. Mas tenho seguras informações que a Prefeitura vai revitalizar novamente essa praça, de tantas histórias e lembranças.

é uma pena ver essa praça,assim mal cuidada,ela era bonita.bem cuidada e etc. jacarezinho teve uma época que era bonito,e etc hj já não,é mal cuidada.. acho que diviam cuidar mais da cidade! e Dr.Celso parabéns pelo seu blog,bem legal!

01/03/2008 21:59 Beatriz beatriz.1965@yahoo.com.br
Resposta:
Obrigado, Beatriz.

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000