BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
O certificado de garantia da Relojoaria Paraná

Já foi falado neste site, em várias oportunidades, da pessoa de Fernando Botarelli e de sua família. Muito querido, Fernando Botarelli hoje empresta seu nome à principal rua do Bairro Aeroporto. Um dos comerciantes que mais atuou no comércio local, ele inaugurou a sua "Relojoaria Paraná" no ano de 1924 e ali a dirigiu com competência e amizade com todos da cidade. Autodidata, Botarelli também fazia relógios e ficou célebre um muito grande que ele mantinha à frente de seu estabelecimento comercial. Além disso, ele quase que foi precursor dos "certificados de garantia" que praticamente todos os produtos hoje levam consigo. Numa época em que sequer se cogitava em direitos do consumidor, Fernando Botarelli já respeitava os seus fregueses. Nesta página vê-se o cartão da Relojoaria e, na parte de baixo (o verso do cartão), a garantia que era dada por ele aos produtos por ele vendidos. Aqui, tratava-se do conserto de um relógio de pulso que era garantido por cinco anos! O consumidor era José Mário da Fonseca, já falecido e o cartão nos foi enviado pelo seu sobrinho Marcos Antônio Cruz, jacarezinhense mas que atualmente reside fora. O certificado é de 09.11.1968, estando completando, portanto, 40 anos!



19/02/2008 Publicada por Celso Antônio Rossi


Amigo Celso. Concordo plenamente com você quando fala da seriedade do sr. Botarelli, emitindo certificado de garantia nos consertos realizados nos relógios de seus clientes,com prazo de validade de cinco anos. A atitude de respeito e responsabilidade do sr. Botarelli deveria servir de exemplo para os comerciantes de hoje que,na maioria das vêzes, se faz necessário questionar na justiça para que os direitos previstos no Código do Consumidor sejam respeitados. Em verdade, eu acrescentaria que muitas vêzes tive o prazer em adentrar à sua casa e sua espôsa era d'uma simpatia extraordinária. No que diz respeito ao sr. Botarelli, era uma figura alegre, bonachona e sempre sorridente. Lembro-me muito bem quando o via pilotando sua moto pela rua Paraná.Esta foi,também, uma família de grande expressão de Jacarezinho. Abraço. Manoel.

26/05/2008 21:47 Manoel Afonso dulcehelaide@pop.com.br
Resposta:
É verdade, Manoel, é uma grande família. E muitos de seus descendentes, filhos, netos e bisnetos ainda se encontram em Jacarezinho.

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000