BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
A construção do prédio da "CEM"

Foram revogadas já há alguns anos as normas que criaram o Grupo de Trabalho e a Campanha de Controle e Erradicação da Malária constituída de vários decretos presidenciais e substituídos pela Lei nº 4.709 de 28/6/65 que estabeleceu a criação da Campanha de Erradicação da Malária a “CEM”. No início da década 60 o município de Jacarezinho também passa a participar da “CEM”, quando é realizado um curso de duração de 3 meses que habilita um grupo de 80 pessoas, das quais a maioria era para trabalhar no campo, e se denominava de guarda sanitário. Conforme relato do Sr. Zoaldo Ferraz de Barros, um dos participantes, ele ainda se lembra dos companheiros de curso: Cleude Tóffoli, José Olavo da Silva, Nelson Borges (fal.), Nelson da Silveira, João Carlos da Silveira, João Serafim, Pedro Santos Mello, Luiz Adolfo de Paula, Francisco Pereira Nunes (fal.), Rogério de Avelar, Benedito Rosa Dias, Benedito Rosa Reis, Nicanor Nogueira (fal.), Samuel Benk, Mauro Alcântara (fal.), Alfredo da Graça Monteiro (fal.), Raul Benck, o chefe provisório Dr. Enio Monteiro de Resende e tantos outros trabalhadores abnegados que contribuíram para essa importante missão de saúde pública. Interessante que a “DENERU”, tinha como objetivo controlar a malária e a “CEM” veio com o propósito de erradicação. Essa foto, acervo do funcionário federal Zoaldo Ferraz de Barros, mostra o início da construção do prédio onde abrigou toda a estrutura desse pessoal e de equipamentos, que se localizava na rua Henrique Setti com a rua Padre Melo. Mais tarde foi construído um novo prédio na rua Dr. Heráclio Gomes (texto e intermediação do vereador Vicentinho).



16/02/2008 Publicada por Celso Antônio Rossi


Tenho algumas fotos do tempo que eu morava ai em Jacarézinho e vou enviá-las, caso interesse.Sou nete de Amélia Alcantara e filha de Odahyr Andrade e Maria izabel

17/02/2008 19:44 Rosario rosarionunes@terra.com.br
Resposta:
Olá, Rosário. Tenho interesse, sim, nas fotos. Você pode enviar-me por e-mail (celsorossi@uol.com.br) ou pelo correio (cx. postal, 78, Jacarezinho, PR, 86400-000). Seus pais são pessoas muito conhecidas aqui e seu pai, espeficiamente, serviu na 2ª Guerra Mundial, como pracinha da FEB, certo? Um grande abraço.

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000