BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
Série "Os Grandes Vultos" - (XLII) - Dr. Noronha

Pessoa das mais queridas na história de Jacarezinho o médico Dr. José Fontes de Noronha veio para esta cidade por volta da década de 40, originário da Bahia, via cidade de Andirá. Aqui residiu durante muito tempo até poucos anos antes de seu falecimento quando transferiu residência para Curitiba. Como médico era competente e queridíssimo. Atendeu na Casa de Saúde Dr. Araújo e na Santa Casa. Foi durante muitos anos chefe do Distrito Sanitário com sede também aqui. Na política foi um dos grandes líderes da cidade, tendo sido eleito vereador para vários mandatos. Foi membro e Presidente do Lions Club local criando uma homenagem que aquele clube anualmente prestava a Rui Barbosa, nos vários estabelecimentos de ensino de Jacarezinho, inaugurando sua fotografia. Foi um dos maiores oradores que esta cidade já teve. Tronco de uma admirável família, sua esposa Dª Zinha reside hoje ainda em Curitiba onde mora também, dentre outros, seu filho Desembargador Antônio Lopes de Noronha. A família mantém ainda em Jacarezinho a casa em que durante mais de 50 anos residiu e que permanece inalterada, já tendo sido alvo de publicação neste site.

23/06/2007 Publicada por Celso Antônio Rossi


O ar ensimesmado da foto, nem de longe revela o poço de bondade que foi Dr. Noronha! Em minha infância, quando se cogitava da necessidade médica, era o nome dele que ouvia. Era o médico da família! Da família jacarezinhense. Realmente, como lembrou Dr. José Augusto, a necessidade do pobre, vinha antes do dinheiro, nunca se teve notícia de que alguém, necessitando, tivesse negado o atendimento do dr. Noronha, com ou sem condições de pagar!! Justa, muito justa a homenagem!!!!

27/06/2007 06:32 Milton Vizini Correa Júnior mvizini@terra.com.br
Resposta:
Realmente, a homenagem é merecida mas ainda muito pouco pelo muito que o Dr. Noronha fez a todos nós.

Inesquecível Dr. Noronha. Grande homem, importante médico para nossa Jacarezinho. Lembro-me no Colégio Cristo Rei, quando dos exames períódicos realizados por ele. Jacarezinho teve um enorme privilégio em te-lo como cidadão é médico.

25/06/2007 22:39 Sérgio Luiz Lacerda sergio.lacerda@brturbo.com.br
Resposta:
É verdade, Sérgio: foi para nós um privilégio termos em nossa cidade o Dr. Noronha.

No ano do centenário de nascimento da sua esposa, minha avó, a Dona Zinha, agradeço em nome da família NORONHA a lembrança de parte da história do meu avô. De fato, ele amava Jacarezinho e amava a medicina. Praticava a medicina por amor e não por dinheiro. Aprendemos muito com ele e temos enorme orgulho da sua biografia. Quem sabe um dia ainda faça um livro. Obrigado a todos e em especial ao Dr. Celso Rossi por manter sempre viva as suas obras e a sua memória. JOSÉ AUGUSTO ARAÚJO DE NORONHA - Advogado

25/06/2007 14:40 José Augusto Araújo de Noronha janoronha@onda.com.br
Resposta:
Na verdade, José Augusto, qualquer homenagem que se faça ao Dr. Noronha ainda será muito pouco pelo muito que ele fez por nós em Jacarezinho.

Sem duvida nenhuma um icone para toda a geração jacarezinhense. Quem não lembra de seus discursos, sua retórica indiscutível e uma dialetica soberana. Seus filhos , todos o seguiram. Bela esta foto.

24/06/2007 20:22 Gilberto Saciloto clinicabambina@almix.com.br fotosgarapuavagilbertosaciloto.nafoto.net

Amigo Celso, Tive a honra de trabalhar, junto com o saudoso e querido Mário Balielo, na equipe do Distrito Sanitário chefiada pelo Dr. Noronha. Homem íntegro, inteligente, honesto e totalmente despreocupado com os bens materiais. Suas preocupações sempre foram voltadas para a família e pelo trabalho incansável em pró dos Jacarezinhenses, principalmente para as pessoas mais humildes. Eu o reverencio por tudo o que foi, representou e realizou. Foi na verdadeira acepção do termo, um grande homem.

24/06/2007 14:29 Aparecido Ferreira aparecid@sercomtel.com.br
Resposta:
Ele foi, realmente, um Grande Homem. E quem o conheceu sente muito a sua falta.

Não obstante sua primordial atuação como clínico em Andirá e Jacarezinho, dr. JOSÉ FONTES DE NORONHA, Doutor em Medicina (a maioria é bacharel), defendeu sua tese de doutorado na Faculdade de Medicina da Bahia, em 30/11/1930 com a monografia "Syndrome Catatônica (Clínica Psychiatrica). Em sua época Jacarezinho teve dois Doutores: Dr. Noronha e Dr. Gladstone Drummond (Geneticista).

23/06/2007 23:05 Luiz Paulo Larcher luizpaulo.larcher@gmail.com
Resposta:
Luiz Paulo, da maior importância esse seu depoimento uma vez que o Dr. Noronha, na sua humildade, não revelava sua competência profissional.

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000