BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
Série "As Grandes Famílias" - (XLII) - A Família Alonso

Imigrantes originários da Espanha, da cidade de Valladoli, o patriarca Dario Alonso e sua esposa Consuelo Domícia optaram pelo Brasil e aqui fizeram sua história com muito trabalho e sucesso. A cidade de Santos foi o ponto de referência aqui no país com a chegada da família. O casal teve dois filhos, Consuelo e Luiz. Do segundo matrimônio de Dario, teve um filho, Adolfo. Mas, tão logo souberam das ricas terras no norte do Paraná, aqui vieram e tiveram um papel importante no desenvolvimento dessa região. O município de Santa Mariana teve a participação dos espanhóis na sua colonização, através de seu filho Luiz Alonso e esposa Maria Del Carmem Alonso, inclusive com a primeira residência de tijolos sendo deles. O patriarca Dario Alonso tinha residência na cidade de Ourinhos, também foi pioneiro em possuir uma casa de tijolos. Nessa foto da década de 70, a família de Luiz Alonso posa descontraidamente no sofá. Sentados da esquerda para a direita: Luiz Alonso, em seu colo a Rosa Cristina (neta), Reinaldo Alonso, piracicabense (filho) com os seus filhos no colo, Reinaldo Luiz e Raquel Cristina e por último Fábio de Araújo (neto). Em pé, na mesma ordem, Francisco de Araújo (genro), Raul Luiz Alonso, ourinhense (filho), Roberta (neta), Reny Alonso, santista (filha), Maria Cristina (nora, esposa de Reinaldo) e Maria Del Carmem Alonso, sua esposa. No ano de 1953, Luiz Alonso adquiriu a Fazenda São Judas Tadeu no bairro Água Feia, onde vizinhou com a família real. E no ano de 1959 comprou a Fazenda Sertãozinho (hoje, assentamento dos sem terras). Os netos do patriarca Dario, foram os precursores juntamente com outros filhos de fazendeiros nas cavalgadas no mês de julho pelas ruas de Jacarezinho, por ocasião do Baile do Texas, hoje uma tradição.
O agropecuarista Luiz Alonso faleceu em 1982, com 72 anos de idade e foi sepultado em nossa cidade. E sua esposa Maria Del Carmem Alonso, faleceu com 95 anos de idade em 2004 e está junto de seu esposo.
No momento aqui estão residindo todos os descendentes de Luiz Alonso, a família já prosperou e estão espalhados netos e bisnetos por este Brasil acolhedor. Acervo fotográfico de Reny Alonso. (Texto e intermediação do vereador Vicentinho).



26/03/2007 Publicada por Celso Antônio Rossi


Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000