BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
A rua Paraná no final dos anos 50

Esta é uma fotografia que nos traz lembranças de alguns estabelecimentos que hoje não existem mais.
Datada do final dos anos 50, vê-se em primeiro plano, à esquerda, o prédio do Banco do Brasil (hoje, Bradesco) e em seguida a Alfaiataria Santana, de Benedito Santana, que marcou época em Jacarezinho. Seguindo, o Salão Líder, cabelereiro e barbeiro, de Benedito Góes de Lima. Foram esses dois estabelecimentos que funcionaram durante muito tempo nesse local. Adiante, dois imóveis comerciais e em seguida a residência e também o estabelecimento comercial de Levy Taborda, que era representante Renner nesta cidade. À direita, prédios já tão comentados aqui. Chama a atenção o deserto em que se encontrava a rua, embora fosse dia útil uma vez que as casas de comércio se encontravam abertas, A fotografia foi feita por Massatoshi Shimakawa, proprietário do Foto Arte e o acervo é de Sônia Souza.

20/03/2007 Publicada por Celso Antônio Rossi


Prezado Celso: O Salão Lider, até final de 1956, pertenceu ao meu pai, Ildefonso Moreira dos Santos. Com toda a certeza, quanfo foi feita a foto mostrada, o estabelecimento ainda era dele. Trabalhavam no salão com o proprietário os senhores José Bueno, Moacir (não me recordo o sobrenome) e Miguel Contani (casado com uma das moças da família Bottas e que transferiu-se para o Rio de Janeiro.

07/04/2007 11:25 Arão Moreira Santos Neto araoms@sercomtel.com.br
Resposta:
Arão: como você sabe, conheci muito seu pai que era amigo do meu. Mais tarde o Bendito Góes de Lima assumiu o salão, possivelmente quando o Sr. Ildefonso passou a trabalhar com o Sr. Juquinha Infante.

Dr. Celso, não vai tão longe assim... morei quase toda minha infância na Rua Paraná e sempre foi possível em vários horários, principalmente nos fins de semana e à noite, tomar a rua como extensão do quintal de casa (isso até por volta de 84/85, quando já não havia mais tanta graça nas brincadeiras de rua). Abraços e parabéns mais uma vez pelo belíssimo trabalho.

21/03/2007 09:38 Abner godoy.abner@onda.com.br
Resposta:
Obrigado, Abner, pela sua participação.

Havia crianças calçadas e descalças, pretas e brancas, todas livres pra brincar...

20/03/2007 17:03 Sra. Eli elidemoraes@uol.com.br http://saudadesampa.nafoto.net
Resposta:
É verdade, Eli. Bons e saudosos tempos em que a liberdade era total pois não havia a violência que até nas pequenas cidades do interior hoje existe.

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000