BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
O Empório de Silvestro Setti

Funcionou durante alguns anos na rua Paraná o Empório S. Setti, de Silvestro Setti. Silvestro viera da Itália com um seu irmão, Luigi, e um cunhado, Ricardo, para viver em Jacarezinho na companhia de seus familiares que aqui residiam. Ricardo teve morte trágica, assasinado em seu serviço (era construtor) e sua esposa logo retornou para a Itália. Luigi e Silvestro permaneceram residindo aqui até que Silvestro, que inicialmente trabalhara na Casa Setti, abriu seu próprio estabelecimento, no local em que se vê na foto. Mais tarde, já casado, transferiu sua residência para Curitiba onde veio a falecer há já alguns anos.
A foto, provavelmente de meados para o final da década de 50, mostra o estabelecimento comercial de Silvestro Setti, vendo-se à esquerda parte do prédio da Farmácia Nossa Senhora Aparecida, de Plínio Fortes Alcântara e à direita um mercadinho (nome que se dava a pequenas lanchonetes na época), inicialmente de Oswaldo Medeiros de Souza, depois de Zizinho (fal.) e mais tarde a quitandinha de Tanabe Uebo. Hoje ali funciona o Bar Franciely. Descendo a rua o Bazar do Simão, de Simão Schuminski e que até hoje existe porém em ponto mais central da rua Paraná. Prosseguindo, a residência do Dr. Antônio de Almeida, que fora prefeito aqui e o Foto Art. Na rua, em primeiro plano, a Vemaguete do alfaiate Ciro Nogueira (fal.). (Acervo: Família de Ciro Nogueira. Intermediação, vereador Vicentinho).

05/03/2007 Publicada por Celso Antônio Rossi


E depois da Vemaguete, um Renaut Dauphine,(depois Gordini) e por último a camionete Studebaker do mercadinho do Uebo.

06/03/2007 19:46 José Aparecido Sanches zezinho_eletro@yahoo.com.br

Celso, na decada de 50 este ponto pertencia ao Sr. Manoel Pereira Garrido, pai do Aloisio e do Alberto e pela Vemaguete, que deve ser dos anos 60, esta foto deve ser da primeira metade da decada de 60.

05/03/2007 18:00 Rosalvo Gizzi rosalvogizzi@uol.com.br
Resposta:
Rosalvo: a Vemaguete começou a ser fabricada no Brasil no final dos anos 50. É bem possível, realmente, que a foto seja do início dos anos 60.

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000