BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
José Trevisan Júnior "o gênio do combustível"

Durante a 2ª Guerra Mundial o Brasil enfrentou sérias dificuldades, desde o suprimento do trigo, que era racionado (substituído em muitas residências e até panificadoras pela araruta) e obrigava as pessoas a permanecerem longas horas em filas para conseguir adquirir a sua quota, até os combustíveis, gasolina e diesel.
Em Jacarezinho a Empresa de Ônibus Irmãos Ximenes Ltda. despachava seus veículos para todo o norte do Estado e o racionamento do combustível estava impedindo o transporte das pessoas que começavam a se valer novamente de carroças, charretes e cavalos. O trem, em horários restritos, atendia parte da população e nos grandes centros os bondes eram a solução.
De São Paulo e do Rio de Janeiro vinham notícias que engenheiros experientes haviam conseguido criar um substituto para o diesel e a gasolina: o gasogênio, um aparelho que fabricava gás, com a transformação do carvão ou da madeira em um gás que podia ser utilizado nos motores de explosão como substituto da gasolina.
Mas a "fórmula" do gasogênio não chegava ao interior e os autores da façanha cobravam verdadeiras fortunas para instalar sua invenção em ônibus sem, porém, ensinar como fazer.
Foi aí que um jovem mecânico da Empresa de Ônibus Irmãos Ximenes, José Trevisan Júnior, debruçou-se sobre uma pesquisa e resolveu o problema, criando e instalando o combustível de gasogênio nos ônibus da empresa que puderam então trafegar tranqüilamente pela região.
O gasogênio era instalado na traseira dos ônibus em grandes barris e enquanto o veículo andava o carvão ou a madeira eram transformados em gasogênio que possibilitava o veículo a andar.
Esta foto é uma raridade daqueles tempos e nela se vê, da esquerda para direita a segunda pessoa que é Alírio Ximenes (a quem pertence o acervo, intermediado pelo Vereador Vicentinho) e ao seu lado o gênio auto-didata, José Trevisan Júnior.
Ambos ainda residem em Jacarezinho, para nosso orgulho e a eles rendemos nossas homenagens.

14/12/2006 Publicada por Celso Antônio Rossi


dr celso .Meu pai teve um pequeno caminhão movido a gasogênio. montado em parceria com jose trevisan. Eles trabalharam juntos algum tempo,na mesma oficina .

02/05/2009 11:04 ELDEMIR ZANETTI JUNIOR . ed.zanetti@terra.com.br

Da esquerda para direita: Mário Duarte de Medeiros, Alírio Ximenes, Zé Trevisan Junior, Gino de Oliveira e "Otavinho".

17/12/2006 14:34 Rosane Tempesta Medeiros Silva rosanetempesta@uol.com.br

Dr. Celso, nessa foto, o primeiro à esquerda é meu pai, Mário Duarte de Medeiros, mecânico a vida toda e grande amigo do Sr. José Trevisan. Com ela, meu pai acabou recebendo uma grande homenagem, justamente no dia dos seus 85 anos. E essa história retratada na foto foi um dos assuntos mais comentados por ele durante a comemoração. Inclusive filmamos ele contando a história do combustível! Se quiser podemos tentar encaminhar o material! Rosane.

17/12/2006 13:56 Rosane Tempesta Medeiros Silva rosanetempesta@uol.com.br
Resposta:
Rosane: parabenizo você pelo pai que tem e lhe agradeceria se pudesse me enviar esse documento, sem dúvida histórico (Celso)

Dr. Celso, e tb. o "gênio" dos desfiles de rua do carnaval de Jacarezinho ...

15/12/2006 17:48 rodolfo moradadojacare@terra.com.br

Dr. Celso. O primeiro da esquerda parece ser meu tio Mario Duarte de Medeiros, que foi mecânico da empresa Irmãos Ximenes e sempre me falou a respeito do gasogênio. Ele tem outras fotos desses ônibus.

14/12/2006 18:52 José Aparecido Sanches zezinho_eletro@yahoo.com.br

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000