BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
Jacarezinho era deste tamanho em 1940...

Vendo-se o mapa da cidade de Jacarezinho, que deve datar de 1940, dá para compreender porque todo mundo se conhecia: a cidade era muito pequena embora o município tivesse uma população muito grande. Com o êxodo do trabalhador do campo para a cidade, fenômeno que ocorreu no Brasil inteiro, Jacarezinho deixou de ser aquele lugar acolhedor e fraterno para se transformar em uma cidade que, se de um lado cresceu realmente, por outro lado conheceu na verdade um verdadeiro inchaço, com o empobrecimento em larga escala de parte considerável de sua população.
Este mapa dá bem para se ter uma idéia da "pequena" Jacarezinho que vive na memória dos mais saudosistas.
O mapa foi editado pelo Serviço Nacional de Malária, órgão vinculado ao M.E.S. (Ministério de Educação e Saúda) e traz dentre outras as seguintes informações: Circunscrição Sul, Setor Paraná, Distrito Norte, Posto de Jacarezinho.
As ruas, com a denominação da época e a atual (em trabalho de identificação feito pelo Vereador Vicentinho), são as seguintes.
Rua na horizontal: Iguaçu (hoje Dr. Heráclio); D. Fernando Tadei (mantida); Ivahy (Costa Júnior); Paraná (mantida); Avenida Getúlio Vargas (mantida); Canadá (dividida hoje em duas: Antônio Lemos e Prof. Rodrigo); Benjamin Constant (mantida) e Tibagi (Henrique Setti).
As ruas na vertical são as seguintes:Rua Tocantins (hoje, Padre Mello): Avenida Manoel Ribas (mantida); Rua Jequitinhonha (hoje Quintino Bocaiúva); Uruguai (Dr. João Cândido Fortes); Marechal Deodoro (mantida); Itacolomy ( Cel. Cecílio Rocha); Itatiaya (Cel. Alcântara); Cel. Baptista (mantida); Pequery (Santos Dumont); Rio Negro(do Rosário); Mal. Floriano Peixoto (mantida); Itiberê (Rocha Pombo); Apucarana (mantida); Pirapó (dividida em duas partes: 2 de abril e no Parque Bela Vista, Braz Paulo Larcher).
Interessante observar que então a cidade tinha uma única vila, a Vila Setti, na época ainda denominada de Vila Nova e que se vê à direita, com poucas ruas então já abertas mas todas elas sem denominação ainda. Essa vila depois desenvolveu-se graças´à Estação Ferroviária que se vê praticamente incorporada a ela.
Próximo ao ribeirão Água Feia, na parte de baixo do mapa vê-se algumas edificações e uma anotação "Exposição". Foi ali que em 1941 realizou-se a 1ª Exposição Agropecuária de Jacarezinho, a pioneira em todo o Estado do Paraná e que foi inaugurada pelo então Interventor Manoel Ribas (foto já exibida neste site).
O campo de futebol, no limite superior do mapa da cidade, já existia e era conhecido como Campo da Esportiva. Somente tempos depois receberia o nome "Pedro Villela".

18/11/2006 Publicada por Celso Antônio Rossi


Consultando um mapa atual, ainda há uma rua (das antigas) com nome de rio que ainda permanece: Rua Javari, entre Dr. Heráclio e D. Fernando Taddei.

02/12/2006 09:54 Luiz Paulo Larcher plarcher@gmail.com
Resposta:
Luiz Paulo: não localizei a rua a que você se refere pois entre a Dr. Heráclio e a D. Fernando Tadei, paralela, não tem nenhuma outra rua (Celso)

Lázaro da Luz!! vc por aqui? rsrsrsrs... Tudo de bom prá vc velho amigo do Colégio Cristo Rei... Um abraço, Rigão...

24/11/2006 21:18 José Cezar Rigo josecezar@brturbo.com.br

Eu, tambem morei na rua Pirapo, depois rua 2 de Abril no numero 336, bons tempos.

23/11/2006 16:42 lazaro antonio da luz lazarodaluz@hotmail.com

A família Larcher sente-se muito honrada a denominação de parte da rua Pirapó com o nome de Braz Paulo Larcher.

21/11/2006 18:59 Luiz Paulo Larcher plarcher@gmail.com

Incrível o que as necessidades ao longo do tempo fazem com o traçado de um município...

19/11/2006 12:30 Eli elidemoraes@uol.com.br http://saudadesampa.nafoto.net

Aproveito o ensejo para informar qe também tinha orgulho de morar na Rua 2 de abril(antiga Pirapó), pois o nome da mesma é em homenagem ao aniversário da Cidade. Abrs

19/11/2006 09:49 Alexandre Alves alex@dominiofomento.com.br
Resposta:
Aliás, Alexandre, eu também morei na rua 2 de Abril. Ela se chamava Pirapó, pegando o centro e o Parque Bela Vista. Nos anos 70, adquirindo o imóvel em que residi por muito tempo e achando que havia necessidade de se fazer uma referência ao aniversário da cidade, pedi ao então Vereador Silvestre Marques (fal.) que procedesse a alteração do nome da rua Pirapó, na parte do centro da cidade, para 2 de Abril. O pedido foi aceito e aprovado na Câmara, transformado em lei. Alexandre: nós éramos quase vizinhos (uma quadra apenas nos separava). Abraços. (Celso).

Excelente Celso. Para mim,inclusive, uma novidade. Não sabia que o nome da rua em que morei toda minha infância e adolescência, antes de chamar Cel. Cecílio Rocha, chamou-se Rua Itacolomy. Minha pergunta é por quê rua Itacolomy? Um grande abraço

18/11/2006 18:31 Sergio Luiz Lacerda sergio.lacerda@brturbo.com.br
Resposta:
Olá, primo Sérgio. Na verdade quase todas as ruas de Jacarezinho tinham inicialmente nome de rios, de estados e países. Veja-se a Paraná. As avenidas Manoel Ribas e Getúlio Vargas chamavam-se, respectivamente, Amazonas e Brasil. Tiveram os nomes mudados quando Getúlio Vargas assumiu a presidência (revolução de 30) nomeando Manoel Ribas Interventor do Paraná. Abraços (Celso).

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000