BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
O salão de barbeiro de Orlando Sóccio

Recentemente foi publicado aqui uma imagem antiga do Salão Navarro, um dos mais famosos de toda a história de Jacarezinho. Nossa cidade teve muitos profissionais queridos na arte do corte de cabelo e de barba e dentre eles, além de Afonso Navarro, a figura de Orlando Sóccio é sempre lembrada com muito carinho e saudade. Com seu salão localizado defronte o portão lateral do Colégio Rui Barbosa, Orlando Sócio fez história naquele ponto. Nesta foto observa-se que são duas as cadeiras de barbeiro e enquanto Orlando Sóccio faz o corte em um cliente, seu companheiro nos fundos faz o de outro. O curioso da foto é que se bem a olharmos verificaremos que na cadeira do cliente de Orlando Sóccio existe o que se chamava "afiador" ou "assentador" de navalha numa demonstração do que naqueles tempos era bastante comum: o cliente cortava a barba no salão e ela era feita com navalha afiadíssima (acervo: Família Sóccio; intermediação: Vicentinho).

28/04/2006 Publicada por Celso Antônio Rossi


Dr.Celso, este fotoblog realmente é pura emoção, olhe o que eu encontro agora nesta foto, Meu querido Tio Orlando e Primo Pisca(In Memorians), em pleno exercicio de suas profissões,(Barbeiro), esta a qual os mesmos exerceram com muita honra e dignidade durante toda suas Vidas. Pela cabeça e a orelha que aparece ao fundo da foto, relamente reconheço e comprovo de que o Pisca neste dia estava cortando o cabelo do meu Irmão Paulinho. Isto realmente é maravilhoso que se tenha registrado e agora podemos apreciar. Salve, Salve meus parentes queridos, aproveito e mando aqui também um grande Abraço ao meu primo Claudio Roberto Sóccio, precursor e descendente do meu grande e Inesquecível Tio Orlando Sóccio. Abraços a todos!..

12/01/2010 18:17 jose antonio possetti(zezinho) jose.a.possetti@hsbc.com.br

O Sr. Luiz P. Larcher acerta quando diz que o rapaz ao fundo é sobrinho do Prof. Orestes e erra quando discorda não ser ele Luiz Antonio Sóccio -, filho do 'Tio Orlando' - o "Pisca" - meu querido primo (que, na foto corta o meu cabelo - lembro-me deste dia - anos 80/90),irmão do Cláudio, do Zé Mare, do Diógenes ... ,e, infelizmente, falecido no ano passado (2007).

13/11/2008 17:03 Paulo C. Possetti paulopossetti@terra.com.br

permitam-me também discordar sobre a identificação da pessoa ao fundo. Não consigo lembrar-me do nome mas arrisco dizer que o rapaz é sobrinho do prof. Orestes de Oliveira e ainda reside aí em Jacarezinho.

02/05/2006 18:53 Luiz Paulo Larcher plarcher@gmail.com

Oi Celso, o Paulinho esta discordando do Claudio. Ele fala, e eu tambem acho, que é o Roberto Rocha, que esteve aqui no CAT 50 anos. Tabalhou em algumas peças aqui. Abraços Paulinho e Ana Silvia

30/04/2006 23:03 Ana Silvia da Silva Diniz assdiniz@hotmail.com
Resposta:
Ana Silvia/Paulinho: Penso que não é o Roberto Rocha ("Boitatá") embora pareça muito com ele. Quando encontrar-me com o Roberto, que hoje reside em Curitiba, vou tirar a dúvida.

Prezado Dr. Celso, é com muita alegria que vejo o meu saudoso pai e quero agradecê-lo em meu nome e de toda a família pela grata lembrança. E também dizer-lhe que o companheiro de profissão no fundo é o meu irmão Luiz Antonio Sóccio (Pisca) que como eu, ainda continua em atividade, apesar de aos poucos essa profissão de "barbeiro" está se extinguindo. os tempos mudaram e com ele o seu povo. Hoje os nomes são outros: Salões de Beleza, Estética, Clínicas, Faschion Calelereiros e tantas coisas que o glamour das barbearias e cortes de cabelo ficaram só em saudades. O cliente que o meu pai está atendendo é o Antonio Peres Lameu (que conserta balança). Cláudio Roberto Sóccio

29/04/2006 13:27 cláudio roberto sóccio bmazzon@uol.com.br www.jacarezinho.nafoto.net
Resposta:
Obrigado, Cláudio, pelos seus esclarecimentos. Seu pai, Orlando, atendeu ao meu pai durante muito tempo, quando meu pai ficou impossibilitado de andar: seu pai, sempre com muito boa vontade, ia até a minha casa e ali atendia ao meu pai. São ligações como esta que unem as pessoas e seus descendentes. Um grande abraço do Celso.

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000