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A máquina de beneficiar café do Sr. Amin Jorge
No final do ano de 1929, Amin Jorge Pedro, sua esposa Wadiha e seus seis filhos: Afife, Rosa, Elias, Pedro, Zulméia e Terezinha vieram de Joaquim Távora para Jacarezinho. Já nessa época, a cidade prosperava em grande ritmo, período chamado do “ouro verde” com grandes plantações de café no Norte Pioneiro e o Amin Jorge empreendedor que era, se instalou no bairro da Estação, defronte ao IBC do lado da via férrea, onde construiu no início de 1930 até 1932 um magnífico armazém denominado “Beneficiamento de Café São Pedro” para trabalhar a matéria prima, comprando e vendendo café aos exportadores, dentre eles, Leon Israel (multinacional) e Lima Nogueira & Cia. (nacional) ambos grandes compradores do produto. Tal era a capacidade de estocagem que comportava até 20.000 sacas de 60 kg de café beneficiado, além do que possuía um desvio ferroviário próprio para facilitar o escoamento das mercadorias. Tinha em seu quadro de funcionários 18 trapicheiros, mais tarde denominados de ensacadores e 04 funcionários no escritório. As atividades nesse lugar foi até o ano de 1945, quando então o armazém sofreu um incêndio de grandes proporções do qual encerrou um ciclo de muito progresso. Depois de recuperado o imóvel ali funcionou por um bom tempo o também já extinto Serviço de Combate à Broca, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura. O imóvel, pouco modificado, ainda hoje existe e se localiza no chamado Bairro da estação, logo após ultrapassar a linha férrea, à direita de quem vai para Ourinhos-Ribeirão Claro. Mais tarde o Sr. Amin, pessoa muito querida em nossa cidade, foi proprietário de uma lotérica vindo a falecer nessa atividade (Acervo: Sra. Irdes Rodrigues Teixeira da Silva. Pesquisa histórica: Vereador Vicente Estanislau Ribeiro). A foto é de 1932, quando os armazens estavam em fase final de construção, vendo-se à direita, de terno (ao lado do pequeno caminhão) o Sr. Amin Jorge Pedro. Interessante observar a grande quantidade de carrocinhas, que transportavam o material indispensável para a construção.
03/03/2006 Publicada por Celso Antônio Rossi
No final do ano de 1929, Amin Jorge Pedro, sua esposa Wadiha e seus seis filhos: Afife, Rosa, Elias, Pedro, Zulméia e Terezinha vieram de Joaquim Távora para Jacarezinho. Já nessa época, a cidade prosperava em grande ritmo, período chamado do “ouro verde” com grandes plantações de café no Norte Pioneiro e o Amin Jorge empreendedor que era, se instalou no bairro da Estação, defronte ao IBC do lado da via férrea, onde construiu no início de 1930 até 1932 um magnífico armazém denominado “Beneficiamento de Café São Pedro” para trabalhar a matéria prima, comprando e vendendo café aos exportadores, dentre eles, Leon Israel (multinacional) e Lima Nogueira & Cia. (nacional) ambos grandes compradores do produto. Tal era a capacidade de estocagem que comportava até 20.000 sacas de 60 kg de café beneficiado, além do que possuía um desvio ferroviário próprio para facilitar o escoamento das mercadorias. Tinha em seu quadro de funcionários 18 trapicheiros, mais tarde denominados de ensacadores e 04 funcionários no escritório. As atividades nesse lugar foi até o ano de 1945, quando então o armazém sofreu um incêndio de grandes proporções do qual encerrou um ciclo de muito progresso. Depois de recuperado o imóvel ali funcionou por um bom tempo o também já extinto Serviço de Combate à Broca, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura. O imóvel, pouco modificado, ainda hoje existe e se localiza no chamado Bairro da estação, logo após ultrapassar a linha férrea, à direita de quem vai para Ourinhos-Ribeirão Claro. Mais tarde o Sr. Amin, pessoa muito querida em nossa cidade, foi proprietário de uma lotérica vindo a falecer nessa atividade (Acervo: Sra. Irdes Rodrigues Teixeira da Silva. Pesquisa histórica: Vereador Vicente Estanislau Ribeiro). A foto é de 1932, quando os armazens estavam em fase final de construção, vendo-se à direita, de terno (ao lado do pequeno caminhão) o Sr. Amin Jorge Pedro. Interessante observar a grande quantidade de carrocinhas, que transportavam o material indispensável para a construção.
03/03/2006 Publicada por Celso Antônio Rossi
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