Enviar esta foto por e-mail |
|
A rua Paraná em 1945
Esta foto, do acervo de Farit Jorge e que nos foi trazida por Marco Ferreira, mostra a frota de caminhões do Expresso Alvorada,cuja filial em Jacarezinho era então administrada pelo Farit, estacionada na rua Paraná defronte à Farmácia Nossa Senhora Aparecida que durante muitos anos foi de propriedade de Plínio Fortes Alcântara. O prédio praticamente não sofreu alteração alguma e isto é de muita importância se lembrarmos que a foto data de pouco mais de 60 anos, uma vez que é de 1945. Logo abaixo a Casa Garrido de Manoel Pereira Garrido que também funcionou por muitos anos. Na seqüência, onde anos mais tarde esteve instalada a Quintandinha do Oswaldo e depois do Ivanir, de propriedade, esta última, do Zizinho.
28/01/2006 Publicada por Celso Antônio Rossi
Esta foto, do acervo de Farit Jorge e que nos foi trazida por Marco Ferreira, mostra a frota de caminhões do Expresso Alvorada,cuja filial em Jacarezinho era então administrada pelo Farit, estacionada na rua Paraná defronte à Farmácia Nossa Senhora Aparecida que durante muitos anos foi de propriedade de Plínio Fortes Alcântara. O prédio praticamente não sofreu alteração alguma e isto é de muita importância se lembrarmos que a foto data de pouco mais de 60 anos, uma vez que é de 1945. Logo abaixo a Casa Garrido de Manoel Pereira Garrido que também funcionou por muitos anos. Na seqüência, onde anos mais tarde esteve instalada a Quintandinha do Oswaldo e depois do Ivanir, de propriedade, esta última, do Zizinho.
28/01/2006 Publicada por Celso Antônio Rossi
É possível que tenha ocorrido algum engano no que diz respeito à data da foto.
A Fábrica Nacional de Motores (FNM) foi criada em 1942 (durante a 2a. gerra) em Xerém (RJ), para produzir motores de aviões.
Só em 1947 a fábrica fez parceria com a italiana Isotta-Fraschini para produção de caminhões, chamados popularmente de "Fenemê".
A Isotta faliu em 1949, e a partir de 1952 a parceria para produção de caminhões passou a ser feita com a Alfa Romeo. Só então os caminhões FNM passaram a ter a cabine com frente achatada (quase reta, na vertical)
Se os primeiros caminhões FNM foram produzidos em 1947, e os de frente (cabine) achatada só a partir de 1952, seria impossível ter algum em foto 1945.
10/02/2006 22:06
Ailton Spiacci
ailton.spiacci@uol.com.br
|