Série "Os Grandes Vultos" (X) - Profª Jeni Sampaio Lemos
Nascida em 20 de setembro de 1911, filha dos pioneiros José da Fonseca Lemos e Noêmia Sampaio Lemos, a menina Jeni desde cedo demonstrou sua vocação para a música, com preferência, dentre os instrumentos, pelo piano.
Interna em seus primeiros anos de estudo na cidade de Taubaté, aperfeiçou seus conhecimentos musicais e aos 15 anos, época do cinema mudo, era ela quem animava os filmes ao som de seu piano no cinema de João Cândido de Oliveira, alterando o rítmo conforme as cenas que surgiam.
Foi ela a primeira jacarezinhense a se formar no Parana recebendo o diploma de professora normalista, uma vez que era comum na época que as jovens fossem estudar em São Paulo. Começou a lecionar no Colégio Cristo Rei (Portugês, História e Canto) e mais tarde no Colégio Rui Barbosa, sendo uma pessoa bastante querida e respeitada pelos alunos, seus pais e por fim por toda a cidade. Lecionou durante muitos anos até se aposentar mas seu nome sempre era lembrado quando havia necessidade de qualquer "reforço" de estudos, o que ela fazia de bom grado, sem jamais cobrar por isso.Faleceu há aproximadamente 10 anos e em seu sepultamento a cidade inteira compareceu como preito de reconhecimento pelos seus valiosos serviços prestados na área da educação. Em sua homenagem, o Centro de Estudos Supletivos de Jacarezinho recebeu o seu nome.
19/08/2005 Publicada por Celso Antônio Rossi