BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
A 1ª "piscina" de Jacarezinho

Os antigos sempre comentaram muito a respeito de uma "piscina" que Jacarezinho teria tido por volta das décadas de 20 e 30 do século passado. Diziam eles que ficava no final da rua Rio Negro (hoje, do Rosário) nas proximidades da ponte do ribeirão Água Feia. Todavia, por mais que se procurasse, jamais foi possível encontrar o lugar em que ela ficara mas a história era verídica pois vinha acompanhada de muitos fatos, inclusive a sua desativação que se dera em razão do afogamento de um menino (que seria filho do Capitão Izoldino Cunha). Esta foto, raríssima, mostra como era a antiga e famosa "piscina", na verdade constituindo-se de um pequeno represamento das águas do ribeirão Água feia, à direita da ponte de quem vai do centro para a Vila Rosa (ponte Octaviano Tonet) e mostra o trampolim e as pessoas nadando animadamente. Ao alto, o salão que deveria ser a sede social do lugar, denominado de "Parque Recreativo de Jacarezinho". Para se chegar nas águas, havia uma escadaria e também para ter acesso ao trampolim, uma escada de madeira. Embora a armação do trampolim fosse apenas uma única, ele tinha vários níveis e as pessoas podiam escolher de onde saltar para a "piscina". Segundo pudemos apurar, a piscina era propriedade particular e as pessoas para dela usar tinham que pagar uma pequena importância e o movimento, principalmente nas tardes de domingo, era muito grande uma vez que Jacarezinho não tinha nenhuma outra atração. Interessante observar pela foto que somente meninos nadavam enquanto que as senhoras ficavam no salão e os homens, trajando, muitos deles, terno, andavam por perto. Cena de uma época que ficou para trás há mais ou menos 70 ou 80 anos, cuja foto pertence ao acervo de José Aparecido Sanches e é uma raridade.

14/08/2005 Publicada por Celso Antônio Rossi


O garoto que morreu se chamava Orlando, era exímio nadador e morreu por ter comido e entrado na água, era primo de minha mãe, Dona Fiuta. Era adolescente e estava acompanhado do amigo Gustavo Lessa Filho

26/02/2007 20:21 sheyla maria de sousa david shey_ll@yahoo.com.br

Segundo fonte fidedigna, que residia no bairro Água Feia naquele tempo, havia também um "preconceito" na época sobre o uso de maiôs. As crianças quando passavam próximas ao local, eram severamente advertidas pelos pais para que "não olhassem aquela sem-vergonhice" das mulheres nadando. E passavam por lá com o rosto virado.

17/06/2006 22:21 Luiz Paulo Larcher plarcher@gmail.com

Meu pai comentava comigo que nadava nessa piscina.

15/08/2005 11:30 Arnaldo Fortes Alcântara Filho alcantaraadv@uol.com.br

Isto é uma relíquia...

14/08/2005 15:51 Jose Antonio Porto de Oliveira jotaporto@yahoo.com.br

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000