BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
O "marco zero" de Jacarezinho

O "marco zero" de uma cidade sinaliza várias posições geográficas: é ele implantado pelo IBGE e é naquele lugar que se tem a latitude, longitude e altitude do município. Ou seja: é a referência geográfica de um lugar. Não precisa ser necessariamente no ponto mais central da cidade ou do município mas geralmente localiza-se onde a cidade teve seu início. A história de Jacarezinho registra que seus colonizadores, por volta de 1888, fixaram-se no bairro da Prata e só algum tempo depois vieram para as margens do Rio Ourinho. Afastando-se do rio Ourinho acabaram por escolher como ponto inicial para o desenvolvimento da cidade a Praça Rui Barbosa. Pois ali está implantado o Marco Zero de Jacarezinho, ponto geográfico praticamente desconhecido da população local e de onde deveria ter início a numeração das ruas da cidade. E é na praça Rui Barbosa em um pequeno monumento tosco e quase que abandonado, que se encontra o nosso Marco Zero, tendo em seu centro afixado em forma de moeda o ponto zero exato de Jacarezinho, e gravado nele as letras I.B.G.E. (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A foto estampa o pequeno monumento do marco zero, na praça Rui Barbosa e no detalhe, a "moeda".

20/03/2005 Publicada por Celso Antônio Rossi


Dr. Celso: Esse é o marco zero. Os demais, já que no prédio do hoje Núcleo Regional da Sec. de Estado da Agricultura também existe mais um, são referências de nível e/ou referências geodésicas. Essas, serviram de apoio à realização de cartas topográficas bem como para obras da rede de água e esgoto. É muito provável que tenhamos outros, normalmente em prédios públicos.

03/09/2009 15:10 Venilton Mucillo vpmucillo@gmail.com

Doutor, obrigado pela prontíssima resposta! Tão logo lhe encaminhara o último comentário, ocorreu-me a seguinte hipótese no que tange à explicação de dois marcos em nossa cidade: isto poderia estar estreitamente relacionado ao fato - se não estou enganado - de a primeira igreja de nossa cidade ter existido justamente na Praça Rui Barbosa, a igreja São Sebastião, construída sobre o monte que antigamente ocupava aquele espaço. Quando já construída a Catedral, já não mais existente a igreja São Sebastião e transferidas para a Catedral definitiva as atividades até então realizadas na Catedral provisória - que era dedicada a São José - ter-se-ia determinado a nova localização do marco da cidade, que passaria a ser junto à Catedral Diocesana, para sinalizar o nexo histórico, de grande importância para a cidade, entre a igreja São Sebastião e a Catedral Diocesana - a qual, inclusive, o teria como padroeiro secundário - por se constituirem grandes símbolos do Município. Até mais!

27/03/2009 00:33 Sérgio Eduardo Possetti possettisergio@ig.com.br
Resposta:
Sérgio, sua conclusão tem sentido. Vou entrar em contato com o IBGE para verificar o que de concreto existe sobre os dois marcos. Um abraço.

Doutor, ignorava a existência de um marco da cidade fixado no pátio da Catedral. Cujo conhecimento, agora, provoca-me o natural questionamento: - Qual dos dois é o precedente? E qual dos dois é o considerado pelo IBGE? Ou os dois o são? Em todo o caso não deixam de ter o seu valor histórico. Desculpe a insistência: - O nome do nosso "Rio Ourinho" possui a variante "Rio Ourinhos"? Por fim, envio-lhe o meu endereço: rua Professor Calixto Sales, 536 - Parque Bela Vista - NESTA. Espero ansioso receber o seu livro. OBRIGADO! Até!

26/03/2009 13:33 Sérgio Eduardo Possetti possettisergio@ig.com.br
Resposta:
O rio se chama efetivamente Ourinho, e não Ourinhos (que é a cidade vizinha). Estou procurando descobrir qual dos dois marcos é o válido, mas o da Rui Barbosa é mais antigo, com certeza, embora o da Catedral seja mais completo.

Dr. Celso, que informações valiosas! Contudo, parece-me que, a fim de atingirem ainda mais o seu escopo, seria interessante acrescentar a informação "confrontando que rua ou estabelecimento o marco se encontra", bem como republicá-la periodicamente. De fato, um marco mais imponente contribuiria para aguçar a atenção, mas penso ainda que, sobretudo, é uma questão de educação: haja em nossas escolas um despertar para tanto. Aliás, este desconhecimento pode ser sintomático de que a importância deste fato passara desapercebida mesmo às antigas gerações - absorvidas por outras necessidades - ou de falta de (devido) diálogo entre as gerações, necessário, também, para incutir o valor histório dos fatos. Doutor, quem constrói este marco são funcionários do próprio IBGE? O rio também é chamado Rio Ourinhos? A propósito, é verdadeira a narrativa de que, por um momento, o decreto de criação de Ourinhos tivesse vindo para Jacarezinho e o de Jacarezinho ido para Ourinhos por engano? Grato! Até!...

25/03/2009 17:10 Sérgio Eduardo Possetti possettisergio@ig.com.br
Resposta:
O marco fica na praça Rui Barbosa, de frente para a Santos Dumont. Ele é de responsabilidade do IBGE que, estranhamente, possui outro marco no pátio da catedral. Jacarezinho nunca se chamou Ourinhos ou vice-versa. Se vc me mandar seu endereço mando-lhe um livro de minha autoria que fala desse episódio.

Realmente um monumento tosco e não chama atenção nenhuma, como marco zero de nosso municipio merecia algo que destacasse justamente para a população ter esse tipo de informação.

02/04/2005 18:52 Luciano Laiter laiter@rendadigital.com.br http://laiter.no-ip.info

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000