BRASIL, PARANA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Italian, Arte e cultura, Música
MSN - c-rossi@hotmail.com


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
O tipo popular mais conhecido da história de Jacarezinho

Quem viveu ou morou em Jacarezinho entre os anos 40 a 80 com certeza que conheceu um dos personagens mais populares da cidade e que era conhecido por todos como "Zé Bobo". Portador de uma deficiência o Zé Bobo era inofensivo e querido por todos. Costumava andar pelas ruas com um pequeno pedaço de madeira, à guisa de apoio, um chapéu algo estranho, paletó e geralmente com um lenço no pescoço. A criançada porém zombava dele, deixando-o enfurecido quando gritava "o que você tem no bolso, Zé?...". Ele corria atrás das crianças mas nunca se teve notícia de qualquer agressão dele pela provocação ou fosse por outro motivo qualquer. Costumava encher os bolsos do paletó e da calça com papéis sem nenhum valor, resultando daí a provocação. Residiu durante muitos anos em casa de pessoas que lhe davam proteção e guarida. Faceiro, costumava contar que tinha várias namoradas chegando até a nominá-las, embora o namoro fosse só em sua imaginação. Na década de 60, um político local fez com que se divulgasse que ele era candidato a vereador, numa candidatura de protesto e de zombaria. No dia eleição Zé surgiu trajando um novo terno e pelo que se comentou na época, quando Jacarezinho tinha pouco mais de 6.000 eleitores, ele teria obtido mais de 300 votos. Esta foto, que relembra uma Jacarezinho que ficou para tras, nos foi enviada pelo jacarezinhense Milton Carlos Malaghini, médico-pediatra em Curitiba, onde também é professor da PUC-PR. Zé Bobo morreu há 15 anos aproximadamente mas ficou na memória de todos que o conheceram.

04/02/2005 Publicada por Celso Antônio Rossi


Essa foto me fez lembrar minha vó, D. Vinoca,que não é porque era minha vó mas era uma santa. Minha vó, como dizia ela, nunca deixou escapar ninguém da porta da casa dela sem um prato de comida, mas especialmente o Zé Bobo. Um dia, chegando na casa dela pelo portão da garagem me deparei com uma cena cômica: Minha vó dizendo: - "Mas Zé você queria carne de porco, eu fiz e quando ficou pronta você disse que queria frango, agora eu fiz frango e você quer bife...tá bom, tá bom, eu vou lá fazer o seu bife, fique aí que eu já volto." Essa era a minha vó que até o Zé bobo abusava. Quem conheceu ela sabe que é verdade. Dona Vinoca, Zé Bobo, quanta saudade!! Dylla

26/05/2010 23:07 Dylla Aparecida Gomes de Oliveira dylla13@yahoo.com.br

que saudade me lembro muito bem final dos anos 70 eu garoto trabalhava na tapeçaria do jair na rua padre mello em frente a comercial piazza hoje cesmacol e o ZÉ BOBO passava por todas as tardes e ficava um tempo escrevendo o que só ele entendia nos pedaços de corvins que ele pegava...

18/02/2010 15:23 joão aparecido dos santos joaonegao45@hotmail.com fotoblog
Resposta:
É verdade João Aparecido. Zé Bobo era uma figura querida embora muitas crianças zombassem dele mas depois que elas cresciam entendiam o seu comportamento e a zombaria cessava.

Dr. Celso, estamos aqui, eu e minha Esposa Edna(filha do Finado Cesar Sauerzapf e Élida Benvenutti Sauperzapf, estes também Sogro e Sogra do Dr. Carlos Alberto Pini, ilustre Advogado e Professor Jacarezinhense), neste sábado aproveitando para matar as saudades da nossa terra, e nos deparamos com esta foto maravilhosa do nosso Zé Bobo, personagem este, que nós em nossa Infância e Juventude, conhecemos,convivemos e respeitamos-o sempre, aí minha Espôsa disse-me, e, eu também lembrei-me na hora, de outras duas personagens folcóricas que também tivemos em Jacarezinho, quais foram, o Zé Pretinho(este vivia sempre alegre, cantando sambinhas da época, pelas nossas ruas), e a Lia,(esta sempre andava também, pelas nossas ruas e avenidas, com uma trouxa na cabeça e outros pertences embaixo do braço), assim rendemos então a todos eles, também nossa Homenagem. Obrigado....

24/10/2009 19:10 jose antonio possetti(zezinho) jose.a.possetti@hsbc.com.br

Acredito seja o "Zé Bôbo" o tipo popular mais intrigante de Jacarezinho. Nos meus tempos de "Rui Barbosa" era comum a molecada insultá-lo e ele sempre com seu saco nas costas e um porrete dava um rápido carreirão na turma que nunca passaram disto, jamais agrediu algúem. Tipos como ele marcam mesmo a cidade e inserem-se no contexto da vida de seus contemporâneos de maneira a deixar lembranças de um tempo simples, ingênuo e feliz em nossas vidas. Esta é minha homenagem ao 'Zé Bôbo' - personagem da história de nossa querida Jacarezinho.

02/12/2008 10:44 Paulo Cesar Possetti paulopossetti@terra.com.br

Outra figura pitoresca de Jacarezinho, ao lado do Barbosa, do Miro, da Lia das trouxas, o Zé bobo, morava numa cazinha nos fundos da chácara da tia Odete, quando ainda estavamos sob os influxos dos ensinamentos do Padre Beijamim na missa de domingo(durava até segunda de manhã) éramos amigos dele, de segunda a tarde até sábado, não lhe dávamos sossego, o enfernizámos. Podre criatura, que Deus se apiede da molecada que - onde eu também estive - tirou o sossego do Zé bobo naquela época (68-74)

30/11/2006 14:35 Milton Vizini Corrêa Júnior mvizini@terra.com.br

Como se esquecer do Zé... Quando criança vi por diversas vezes o Zé ser provocado por alguns guris mais marotos e ele enfurecido partia em cima, mas parava...recobrando-se com uma serenidade que falta para pessoas "ditas como normais". Que Deus em sua sabedoria cuide dos nossos pequeninos...

26/09/2006 20:46 José Cezar Rigo josecezar@brturbo.com.br

Dr. Milton (meu amigo, médico e exímio pianista Miltinho), quem daquela época não se lembra do zé bobo. abçs a você e ao Malaga.

01/08/2005 22:50 luciano 7luciano@uol.com.br

Nossa sem querer voltei a minha infancia querida, foram 03 anos que morei nesta cidade e foi tudo para mim. Foi o alicerce da minha vida adulta. Em breve darei um pulinho aí. Sempre que posso eu conto as travessuras que aí aprontei. O Zé Bobo que figura ilária.

18/06/2005 17:39 Roseli Batista de Souza roseli59@uol.com.br

Areu: conforme você pode verificar, o Miro já está retratado no dia 04 deste mês, em que são narradas algumas de suas habilidades.

07/03/2005 10:46 Celso Antônio Rossi celsorossi@uol.com.br

Areu: conforme você pode verificar, o Miro já está retratado no dia 04 deste mês, em que são narradas algumas de suas habilidades.

07/03/2005 10:45 Celso Antônio Rossi celsorossi@uol.com.br

Areu: O Miro entrou agora no site, no dia 04 de março. Quem o conheceu bem se recorda de suas habilidades.

07/03/2005 06:55 Celso Antônio Rossi celsorossi@uol.com.br

Dr. Celso, Meus parabéns por homenagear todas as pessoas que fizeram a história de Jacarezinho, seja ele quem fôr. Assim se faz, realmente, a história. Você deve lembrar-se de outra figura lendária de Jacarezinho. O "MIro", homem dos cálculos. Ele também merece uma homenagem.Ou já foi e eu não vi?

27/02/2005 20:51 ARIOVALDO SÉRGIO AZZOLINI (AREU) areuazzolini@yahoo.com.br

Dr. Celso, há mais um fato curioso relativo ao famoso 'Ze Bobo', se não me engano o histórico personagem foi sepultado no dia de um jogo do Brasil, na fátidica Copa de 1982, porém só não me lembro qual jogo, mas lembro que tal fato foi muito comentado à época.

16/02/2005 09:45 Abner godoy.abner@onda.com.br

Esta foto é de autoria de meu irmão, também jacarezinhense e hoje residente em Curitiba, Fernando Sérgio Malaghini e foi feita no início ou meados da década de 80.

06/02/2005 10:02 Milton Carlos Malaghini malaghini@yahoo.com

Comente esta foto
Nome   
E-mail *  
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000