Sobre nós

Conheça um pouco de nossa história e objetivos

Nasce um Museu de Arte e Cultura Popular…

Na primavera de 2018, o escultor e ceramista Joãozinho Caldeira, o Poeta do Barro, encaminhou à Universidade Estadual do Norte do Paraná um pedido para que parte de sua produção fosse salvaguardada pela Instituição, já que ele não dispunha de local adequado para seu acondicionamento. Na ocasião, mais de 100 peças foram abrigadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), que, em um espaço provisório, acondicionou-as, resguardando-as, assim, de possíveis danos. De lá para cá, a UENP realizou exposições do acervo nos três campi e, também, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).

A circulação das obras do Poeta do Barro, em consonância com as ações realizadas pela PROEC, como a Mostra de Arte e Cultura Afro-brasileira, a Mostra de Cultura Indígena, as oficinas de capoeira, percussão e de carnaval, descortinam a força das expressões populares da região Nordeste do Paraná que demandam à UENP um olhar atento para as produções artísticas e para as manifestações culturais do nosso povo. Um museu carecia de ser criado.

Fruto de uma política cultural da UENP, o “Programa de Desenvolvimento da Cultura”, com o objetivo de preservar e difundir os saberes tradicionais, as religiosidades, as expressões artísticas, as festividades populares que constituem a identidade cultural desta região, nasce um Museu de Arte e Cultura Popular. Diante desse cenário no qual se conjugam os anseios da comunidade e as políticas da Universidade, este Museu, espaço de articulação de ações de extensão, ensino e pesquisa, ao mesmo tempo em que favorece, reforça e impulsiona o compromisso da UENP em atender com excelência a região que a acolhe com carinho.


Missão, Visão, Valores e Princípio

Missão: Promover o reconhecimento, a valorização e a preservação do patrimônio cultural da região nordeste do Paraná, sobretudo das manifestações culturais populares.

Visão: Ser um espaço de referência para a região nordeste do Paraná no que diz respeito à gestão e à implementação de projetos culturais e educativos, e ao apoio aos produtores de arte e cultura popular.

Valores e princípios: Responsabilidade com a produção e a difusão da cultura popular na região nordeste do Paraná.


ÉTICA
em todas as ações realizadas pelo Museu.

TRANSPARÊNCIA na gestão do espaço museológico.

COMPROMISSO SOCIAL com as comunidades populares e de povos tradicionais da região.


Acervo

Nossas coleções em arquivo digital